Após articulação dos três deputados da região sul catarinense, Daniel Freitas, Geovania de Sá e Ricardo Guidi, com a imediata interferência do Governador do Estado, Carlos Moisés, que na última segunda-feira (13), o deslocamento de quatro bombeiros especialistas em combate a incêndio em aeroportos que foram imediatamente destacados para Jaguaruna – onde estão trabalhando desde então, a Latam deve retomar os voos no Aeroporto de Jaguaruna.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicou à Latam e à RDL Aeroportos, na tarde desta sexta-feira, que liberou o Notam, o documento que faltava para autorizar o funcionamento do novo sistema de combate a incêndios no Aeroporto Regional Sul.
Confira o comunicado na íntegra:
Informamos que a Portaria da ANAC foi emitida hoje, restabelecendo o serviço contra incêndio no Aeroporto de Jaguaruna e o NOTAM já foi emitido (tela abaixo).
A operação da LATAM será retomada dia 16/06. Voos já estão à venda no site.
PORTARIA Nº 1.493, DE 16 DE MAIO DE 2019
O GERENTE DE CERTIFICAÇÃO E SEGURANÇA OPERACIONAL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 2º da Portaria nº 1751/SIA, de 6 de julho de 2015, tendo em vista o disposto no Art 1º da Portaria nº 3352, de 30 de outubro de 2018, com fundamento na Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica, e considerando o que consta do processo nº 00058.018526/2019-07 resolve:
Art. 1º Reconhecer a Categoria Contraincêndio (CAT) 5 (cinco) do Aeroporto Regional Sul – Jaguaruna (SBJA), localizado em Jaguaruna/SC.
Art. 2º O horário de funcionamento do SESCINC será especificado em publicação aeronáutica conforme validado pela ANAC.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.