Deputado estadual João Amin confirmou aquilo que se projetava nos bastidores. Em entrevista ao colega Upiara Boschi, do Grupo NSC, o parlamentar anunciou que pretende ser candidato a prefeito de Florianópolis.
Até então, a dúvida era se ele ou sua mãe, ex-prefeita e atual deputada Angela Amin, assumiria a condição de pré-candidatura.
Ainda é cedo, mas o fato de o atual alcaide, Gean Loureiro, estar se movimentando a todo vapor dentro do projeto reeleitoral acaba açodando o processo. Também porque o jovem Amin nada tem a perder. Durante a campanha, estará um pouco além da metade de seu segundo mandato de deputado estadual, depois de ter sido vereador e vice-prefeito.
Vale lembrar, ainda, que o pai de João, atual senador Esperidião Amin, já administrou a Capital. Em duas oportunidades. Entre 1975 e 1978, nomeado pelo então governador Antônio Carlos Konder Reis, e depois já pelo voto direto, entre 1988 e 1990.
A mãe dele, Angela, também governou a cidade por duas vezes de maneira consecutiva (1996 — 2004). Foi a primeira mulher a administrar Florianópolis. Ou seja, se João for candidato de fato, os três políticos do clã terão, em algum momento, sido candidatos à prefeitura da Capital.
Importante registrar, também, que tanto Esperidião quanto Angela perderam uma eleição municipal. E que o próprio deputado estadual já disputou como vice, tendo na cabeça César Souza Junior, e ganhou o pleito de 2012.