Blog do Prisco
Destaques

Tribunal de Justiça empossa o advogado Osmar Nunes Júnior no cargo de desembargador

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (19/6) na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, empossou o advogado Osmar Nunes Júnior no cargo de desembargador pelo quinto constitucional. Aos 54 anos, o advogado natural de Araranguá recebeu da esposa, Danielle Marques Martinelli Nunes, e do filho, Guilherme Martinelli Nunes, a medalha e o diploma da Ordem do Mérito Judiciário Catarinense. Agora, o Tribunal de Justiça catarinense passa a ter 94 desembargadores.
Presidida pelo presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, a solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Júlio Garcia; do secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Douglas Borba; do procurador-geral da Justiça, Fernando Comin; do presidente da OAB-SC, advogado Rafael Horn; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cid Goulart; e do desembargador Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça, entre outras autoridades. Representantes do Tribunal de Contas do Estado, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região também estiveram presentes, bem como advogados, amigos e familiares do novo desembargador.
Antes dos quase 30 anos de advocacia, o novo desembargador também trabalhou em uma imobiliária, no extinto Besc e como servidor do Poder Judiciário, no fórum de Balneário Camboriú. Com a participação em julgamentos colegiados no TJSC, o então advogado passou a se encantar com a carreira de desembargador. Isso aconteceu em 2013. “Assumo o compromisso de, com muita paciência e determinação, dedicar-me todos os dias para cumprir essa tarefa com a maior dignidade possível, ao lado de pares honrados, aos quais rendo publicamente minhas homenagens”, disse o novo desembargador em seu discurso de posse.
Residente em Balneário Camboriú, Osmar foi o mais votado, com 53 votos na lista tríplice escolhida por 75 desembargadores do TJSC. Coube ao governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, escolher o novo desembargador. Formado na Univali (Universidade do Vale do Itajaí), o membro da Corte catarinense já desempenhou diferentes funções na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), como presidente da subseção de Balneário Camboriú e conselheiro estadual entre outras.
O desembargador João Henrique Blasi fez, em nome da Corte, o discurso de boas-vindas ao novo magistrado. “Seja bem-vindo, desembargador Osmar Nunes Júnior. Os seus colegas o saúdam efusivamente e o recebem de braços abertos. Siga caminhando para frente, com racionalidade e com compaixão, com regra e com emoção, com garra e com atenção, com consciência e com retidão”, disse o desembargador.
  • Frases
“A advocacia catarinense celebra a conquista desta vaga que estava aberta há dois anos, preenchida por um profissional que foi presidente de subseção da OAB, duas vezes conselheiro estadual e tem uma vida de grandes serviços em prol da advocacia. E não temos dúvida nenhuma de que a OAB entrega à magistratura catarinense um grande profissional, que vai honrar a toga dentro deste Tribunal.”
Rafael Horn, presidente da OAB-SC
“Para quem é pai a emoção é muito grande porque, apesar de ter o título de desembargador do Tribunal de Justiça, para mim continua uma criança. Como se continuasse brincando no quintal de casa e indo para escola.”
Osmar Nunes, pai do desembargador Osmar Nunes Júnior
“Estamos realizando um sonho que foi compartilhado comigo desde o primeiro momento. Essa mudança da nossa vida gera uma expectativa muito boa, porque ele está com muita vontade de trabalhar. Estou com gratidão a todos que colaboraram para este momento.”
Danielle Nunes, esposa do desembargador Osmar Nunes Júnior

Posts relacionados

TJSC define lista tríplice para o cargo de Desembargador em vaga do quinto constitucional destinada ao MPSC

Redação

Acadêmicos da Univali participam de competição do TJSC

Redação

Presidente do TJSC faz visita institucional ao TRE catarinense

Redação