A Câmara dos Deputados realizou sessão solene para homenagear o pescador nesta terça-feira, 6. Durante seu pronunciamento a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu políticas públicas consistentes para os profissionais que têm importância significativa para a economia brasileira. O setor produz mais de 760 mil toneladas de pescado por ano.
“Precisamos olhar para o nosso pescador como olhamos para o homem do campo. Precisamos, sim, de políticas consistentes, financiamento e reconhecimento desta profissão”, disse a parlamentar no plenário.
Carmen, destacou que a luta da categoria para conseguir do Estado melhores condições de trabalho é “antiga” e que o pescador enfrenta risco diariamente, ao buscar o alimento para as famílias.
“Que este momento seja o momento de renovar as esperanças. Porque esta luta não é de agora. O homem que entra para o mar vai buscar o alimento para nos colocar na mesa. É muito fácil ir ao mercado adquirir o produto quando a gente não lembra do sofrimento, dos riscos e das inúmeras vidas perdidas no mar buscando sustento”, acrescentou a parlamentar catarinense.
Carmen Zanotto disse, ainda, que os profissionais de pesca podem continuar contando com o mandato dela em prol da categoria.