O maior evento do setor de Saúde do Sul do país, é promovido pela AHESC-FEHOESC-FEHOSC e Instituto Santé. Com o tema “De olho no Futuro, Perspectivas para a Gestão em Saúde”, a programação conta com palestras, workshops, debates e uma Feira de Tecnologia, Produtos e Serviços Médico-Hospitalares, onde participam mais de 600 pessoas até amanhã, 30 de agosto no Centrosul.
A abertura oficial contou com a participação de gestores, autoridades, parlamentares e de importantes personalidades do setor da Saúde em Santa Catarina e do país. O presidente da FEHOESC, Tércio Kasten, foi o responsável por falar em nome das entidades promotoras. Em um discurso impactante, Kasten fez uma análise do setor de Saúde no estado e falou sobre a importância do associativismo para encarar os principais desafios dos próximos anos “as entidades que promovem este encontro são pioneiras no estado, em um movimento de associativismo. É com esta união que seguiremos transformando o setor de saúde e impactando positivamente em toda sociedade catarinense, onde os hospitais privados e filantrópicos são responsáveis por 70% do atendimento do SUS. Precisamos reconhecer que, pela primeira vez em anos, as autoridades públicas estão procurando os hospitais para auxiliar nas soluções. É uma mudança corajosa e importante de comportamento que terá resultados importantes no futuro”.
Helton Zeferino, secretário de Estado da Saúde, em sua fala, ressaltou a importância da parceria entre o Estado e as entidades hospitalares, “temos de cumprimentar o excelente trabalho desenvolvido pelas entidades dos hospitais privados e filantrópicos que defendem as causas e interesses da saúde em SC. Trabalhando em conjunto fortaleceremos a rede dos filantrópicos e buscaremos a definição de uma política hospitalar clara, transparente, com alocação correta dos recursos e com o correto entendimento da complexidade desta rede. Também estamos trabalhando para garantir o atendimento a todos os catarinenses, especialmente na política das cirurgias eletivas, que carecem de maior atenção do Estado”. O secretário da Saúde também falou sobre a nova Política Hospitalar Catarinense que será implementada em Santa Catarina, “as entidades clamavam por esta política há mais de dez anos, estamos dando o primeiro passo, com isso fortaleceremos o sistema com regras claras”, destacou.
Breno Monteiro, presidente da CNSaúde, promoveu discurso representando todas as entidades nacionais presentes, “precisamos ficar de olho no futuro e em seus desafios. Tivemos um primeiro semestre de conquistas interessantes. Em 2019, o setor de Saúde gerou 65 mil empregos, cerca de 20% de todos os postos criados no país. Mas é necessário apoiar ações como a Reforma Tributária, o financiamento do setor de saúde e o reajuste na tabela do SUS para que os hospitais possam ter um horizonte mais próspero e saudável nos próximos anos”.
O deputado José Milton Scheffer, representando o parlamento, exaltou os serviços prestados pelos hospitais privados e filantrópicos em prol da sociedade catarinense, “sabemos a força e a importância dos privados e filantrópicos em SC. É um sistema que orgulha a todos nós. Os deputados estaduais têm feito um esforço para construir políticas públicas eficientes que garantam a sustentabilidade dos hospitais. A sociedade catarinense agradece a toda esta rede pela eficiência no atendimento a todos. Não importa onde você esteja no estado, lá estará um hospital privado ou filantrópico para atender às demandas da população”.
Duas personalidades foram homenageadas na cerimônia pelos serviços prestados ao setor da Saúde. O deputado José Milton Scheffer pelo empenho na defesa sobre a saúde dos catarinenses, através do apoio aos hospitais que atendem os usuários do SUS. E Luiz Aramicy Bezerra Pinto, ex-presidente e atual diretor-geral da Federação Brasileira de Hospitais, pela extensa parceria e prestígio aos eventos promovidos pelas entidades nas últimas décadas. Os presidentes da AHESC-FEHOESC-FEHOSC foram responsáveis pela entrega das honrarias.