O economista Paulo Nogueira Batista Jr. lançará no dia 16 de outubro, na noite de abertura oficial do 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE), em Florianópolis, o livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém – Bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos Brics e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-latas”. Batista Jr foi diretor-executivo pelo Brasil e outros países no FMI, em Washington, entre 2007 e 2015 e entre 2015 e 2017, vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento criado pelos Brics, em Xangai.
No 23º CBE, que ocorrerá de 16 a 18 de outubro, no CentroSul, Batista Jr. também participará como palestrante do painel “Globalização 2.0 e Relações Internacionais”. Programado para o dia 17, entre 14h e 16h, o painel ainda contará com a participação do diplomata Adhmar G. Bahadian e da economista e professora Celina Martins Ramalho.
Durante mais de dez anos no exterior, Batista Jr. participou da reforma da arquitetura financeira internacional após a crise de 2008 e enfrentou a resistência de representantes de países ricos. Antes disso, fez parte da equipe que negociou com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e os bancos credores em 1985-1987, durante o governo de José Sarney. Lançamento da editora Leya Brasil, o livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém…” tem 448 páginas e preço sugerido de R$ 54,90.
—