O Senado promoveu, nesta quinta-feira (26), sessão especial para comemorar os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina. O proponente da cerimônia foi o senador Esperidião Amin.
“Celebrar os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina é reafirmar o compromisso do Estado brasileiro pela defesa do direito de autodeterminação do povo palestino, princípio tão caro para o Brasil. O Estado brasileiro sempre foi um defensor da autodeterminação e da soberania do povo palestino”, ressalta Amin.
Em 2010, o Brasil reconheceu oficialmente o Estado da Palestina, levando outros países da América Latina a fazer o mesmo. Entretanto, destaca o senador, as relações diplomáticas entre os dois países iniciaram-se na década de 1970.
Além das relações diplomáticas, Brasil e Palestina também possuem relações comerciais de destaque. O país árabe consome frango, carne, açúcar, minérios de ferro e grãos brasileiros, enquanto o Brasil importa combustível, fertilizantes, plástico e minerais fosfatados essenciais.
– O intercâmbio comercial entre o Brasil e o estado Palestino já alcança a casa de 27 milhões de dólares, fluxo majoritariamente composto por exportações brasileiras de carne bovina, embora pequeno, esse intercâmbio já é promissor dada a juventude das nossas relações – finalizou.