Programação ocorre no auditório da Seccional e conta com palestras, painéis e debates
A OAB/SC está dando mais um importante passo para fomentar a conciliação e a mediação como estratégias de solução de conflitos e ampliar a participação da advocacia nos mecanismos de resolução extrajudicial. Nesta quarta e quinta-feira (30 e 31 de outubro), a Seccional realiza em Florianópolis o 1º Congresso Nacional de Mediação, que irá reunir palestrantes de renome de todo o País. Na programação, debates em torno da importância da atuação da advocacia nos métodos consensuais de conflitos, o que na prática pode ser um importante instrumento para desafogar o Judiciário e acelerar a solução de problemas para cidadãos que dependem da Justiça. O congresso ocorre no auditório da OAB/SC, nas duas noites, a partir das 18h30. As inscrições podem ser realizadas no www.oab-sc.org.br.
Para o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, o debate deve ser incentivado, uma vez que os métodos visam resolver conflitos de maneira justa. “A mediação e a conciliação estimulam o diálogo e a pacificação e têm sido eficazes na resolução de conflitos, o que nos leva a reforçar a importância dessa nova forma de advogar, que também contribui para a redução da entrada de novos processos na Justiça”, afirma. O presidente observa ainda que o uso destes instrumentos evita maiores desgastes emocionais aos envolvidos e reduz custos processuais. Ainda assim, é importante ter ao lado um advogado, profissional preparado para defender os interesses do cidadão comum. “Muitas vezes o cidadão ‘economiza’ por não contar com advogado em uma audiência de mediação e, no entanto, sem ter consciência do que poderia alcançar como seu direito, acaba sem consegui-lo por estar desassistido “, alerta Horn.
A programação é organizada pela Comissão de Conciliação e Mediação da OAB/SC, que desde fevereiro é presidida pela advogada Rissiane Goulart. Na avaliação dela, a conciliação e a mediação são instrumentos imprescindíveis para desafogar o Judiciário. “Em um País onde pelo menos 80 milhões de processos aguardam uma solução definitiva e um magistrado julga, em média, 1.819 processos por ano, esses métodos merecem destaque. Além disso, esses procedimentos não são simples alternativas para a desjudicialização, são iniciativas urgentes que precisam ser tomadas”, considera Rissiane.
Há ainda a questão cultural. “A população está acostumada com a cultura da sentença e acredita que em todo conflito há a necessidade de ajuizamento de uma ação. No entanto, dados nacionais e internacionais apontam que, na maioria dos casos, a melhor decisão é aquela na qual as partes participam da construção do consenso e, por meio do diálogo, encontram a melhor solução para as suas controvérsias e esses procedimentos serão explanados no Congresso”, explica a presidente da Comissão.
Programação
O 1º Congresso Nacional de Mediação reunirá em Florianópolis 7 palestrantes e outros 14 debatedores. A abertura da programação ocorrerá na noite desta quarta-feira (30), a partir das 19h, com a palestra “Tribunal Multiportas”, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Buzzi. Na pauta do congresso estão ainda painéis e palestras que irão abordar questões como “O Advogado na Mediação Extrajudicial” e “A Mediação na Administração Pública”. Na segunda noite de atividades, os participantes irão explorar temas como “Mediação Familiar”, “Advocacia Colaborativa e Familiar”, “Mediação Empresarial” e “On-line Dispute Resolution”. Confira os detalhes da programação e faça sua inscrição clicando no link: http://www.oab-sc.org.br/cursos-eventos/2019/10/30/i-congresso-nacional-mediacao/3758
PROGRAMAÇÃO
1º CONGRESSO NACIONAL DE MEDIAÇÃO | Florianópolis
QUARTA-FEIRA (30/10)
19:00 – TRIBUNAL MULTIPORTAS
Palestrante: Marco Aurélio Buzzi – Ministro do STJ
Debatedor: Pedro Miranda
Presidente de Mesa: Álvaro Carlini
20:00 – O ADVOGADO NA MEDIAÇÃO EXTRAJUDICIAL
Palestrante: Leandro Rennó
Debatedora: Giordani Flenick
Presidente de Mesa: Naiara Vicentini
21:00 – MEDIAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Palestrante: David Zylbersztajn
Debatedor: Joel Niebuhr
Presidente de Mesa: André Fossá
QUINTA-FEIRA (31/10)
18:30 MEDIAÇÃO FAMILIAR
Palestrante: Marcello Rodante
Debatedora: Alliny Burich
Presidente de mesa: Daniel Stahelin
19:30 ADVOCACIA COLABORATIVA E FAMILIAR
Palestrante: Lívia Caetano
Debatedora: Luciana Nahas
Presidente de Mesa: Carla Bohn
20:30 – MEDIAÇÃO EMPRESARIAL (DESING DE SISTEMAS DE DISPUTAS)
Palestrante: Diego Faleck
Debatedora: Rissiane Goulart
Presidente de Mesa: Jackeline de Azevedo
21:30 – ON-LINE DISPUTE RESOLUTION
Palestrante: Ricardo Dalmaso Marques
Debatedor: Pedro Pirajá
Presidente de Mesa: Rodrigo Berthier
SERVIÇO
O quê: 1º Congresso Nacional de Mediação
Quando: Quarta e quinta-feira (30 e 31 de outubro)
Onde: Auditório da OAB/SC – Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860. Florianópolis/SC CEP 88025-255