O deputado Felipe Estevão defendeu com veemência a necessidade de realização de audiência pública para debater os aumentos de ICMS sobre os defensivos agrícolas, conforme proposição do governo do Estado.
Foi durante reunião da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, no começo da tarde desta quarta-feira, quando se avaliou o requerimento para realização da audiência. O pedido foi sobrestado, ou seja, adiado por questões regimentais.
Estevão assinalou: “Vai chegar dezembro, vem o recesso e essa carga vai ficar nas costas do agricultor. Eles vão pagar a conta. (o aumento do ICMS dos defensivos agrícolas) foi o calcanhar de aquiles do governo. Considero uma infelicidade. Nosso estado precisa continuar competitivo,” alertou o parlamentar, salientando que os agricultores estão sendo enrolados. “É enrolation. Chega de enrolar o agricultor,” cobrou ele.
Curiosamente, enquanto o deputado do PSL combate este projeto específico do governo, de aumentar impostos; outro parlamentar, Luiz Fernando Vampiro, do MDB, fez a defesa ferrenha da proposta governista na sessão. A audiência – que é necessária para se discutir assunto tão delicado e abrangente – ainda não aprovada pelos deputados. Ao término, Vampiro foi chamado pelos colegas, em tom de brincadeira, de “líder do governo.”
foto: Fábio Queiroz, Ag. Alesc