Na magistratura desde 1987, o desembargador Ricardo Roesler, natural de São Bento do Sul, atuou por muito tempo em Joinville e vai ascendendo com consistência na magistratura estadual. Em 2018, na presidência do TRE-SC, ele comandou o processo eleitoral no estado.
Em fevereiro de 2020, assumirá seu maior desafio depois da vitória em primeiro turno na eleição deste semana que definiu a nova diretoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Para dar sequência à vanguardista gestão de Rodrigo Collaço, Roesler anunciou que norteará sua atuação pelo tripé informação, integração e inovação. E terá como braço direito João Henrique Blasi, advogado de longa trajetória que foi deputado estadual e secretário de Segurança Pública.
Uma curiosidade neste contexto do judiciário estadual: Ricardo Roesler foi apoiado e vai suceder Rodrigo Collaço, assim como já ocorreu alguns anos atrás quando o segundo presidia a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e foi eleito para a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Com a ida de Collaço para a entidade nacional, a associação estadual ficou sob o comando de Roesler, exatamente como ocorre agora no TJSC.
Fica
À coluna, o deputado estadual Vicente Caropreso assegurou que seguirá no PSDB. Ele demonstrava total insatisfação com os rumos do partido e tinha vários convites para migrar de sigla. Andou bem próximo do PL, do senador Jorginho Mello.
FRASE
“Sigo no PSDB, agora dando integral apoio à deputada Geovania de Sá, nova presidente estadual de nossa sigla . Sinto hoje a esperança de ar renovado, com gente nova e com bons fluidos para tocar pra frente a sigla. (Geovania) Mulher de fibra, incansável. Trará, certamente, o ânimo que falta ao PSDB após o desempenho pífio das últimas eleições.” Deputado Vicente Caropreso, após anunciar a permanência no PSDB-SC.
Voz
Senador Esperidião Amin voltou a defender, esta semana, o instrumento da prisão após julgamento em segunda instância. Segundo o catarinense, a melhor maneira para se restalecer este instituto é por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). No começo de novembro, as supremas togas do STF derrubaram esta possibilidade para alegria de corruptos, bandidos do colarinho branco e também da bandidagem em geral.
Emplacada
O projeto de ressocialização de detentos da Penitenciária Regional de Curitibanos foi o vencedor na categoria Destaque do Prêmio Inovare 2019, entregue nesta terça-feira (3), em solenidade em Brasília. A conquista foi um dos destaques da sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta quarta-feira (4). O deputado Nilso Berlanda (PL), responsável pelo projeto, foi a Brasília receber o troféu. Na tribuna, ele comentou sobre a conquista. “É um dia especial. Não é uma conquista minha, é de Santa Catarina”, resumiu o parlamentar.
A iniciativa ganhou projeção na mídia nacional.
Economia
Com 221 votos, o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-SC) de Santa Catarina, Paulo Roberto Polli Lobo, foi eleito conselheiro federal efetivo do Conselho Federal de Economia (Cofecon). A assembleia de delegados-eleitores, votação na qual são eleitos os novos conselheiros federais, com mandato no triênio 2020-2022, ocorreu em Brasília.