Houve cenas emblemáticas no recente evento de lançamento da Operação Verão, estabelecendo as estratégias das forças de segurança para a temporada que está se iniciando.
O evento em si é absolutamente voltado às questões policiais. Mas conteve forte conteúdo político-eleitoral como pano de fundo.
No palanque, estavam, entre outros, o governador Moisés da Silva, o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel Araújo Gomes, que também é o secretário de Segurança Pública; e o prefeito da Capital, Gean Loureiro, que é candidatíssimo à reeleição.
Araújo Gomes tem tudo para o ser o nome do PSL para disputar a prefeitura de Florianópolis. Apoiado por Moisés, que dá as cartas no partido. O governador não deseja apenas eleger o alcaide, mas também se livrar de um potencial adversário no pleito estadual de 2022.
Se Gean for reeleito, ele passará a ser nome natural à disputa majoritária em Santa Catarina. Detalhe: o prefeito deixou o MDB para concorrer pelo DEM. Já o seu ex-partido deve compor com o PSL, indicando o vice de Araújo Gomes. Muito provavelmente com o jovem vereador Rafael Daux, que é de tradicional família empresarial da Capital.
Calor
Portanto, paralelamente à atuação das corporações policiais e governamentais visando garantir a segurança dos turistas e catarinenses durante o Verão, deveremos acompanhar várias articulações de bastidores já nesta temporada quando o assunto for a eleição em Florianópolis.
Na foto> Moisés, Araújo Gomes e Gean – Secom. divulgação