Blog do Prisco
Destaques

Desenvolvimento tecnológico é foco de visita da FIESC em Chapecó

Equipe conversa com empresários para identificar necessidades e fomentar parcerias

A quarta-feira (5) foi um dia de intensas atividades para a equipe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Estiveram em Chapecó o Diretor de Inovação e Competitividade da FIESC José Eduardo Azevedo Fiates e a gerente executiva do IEL/SC Eliza Coral. Acompanhados do vice-presidente Regional Oeste Waldemar Antônio Schmitz, do diretor de educação do SESI/SENAI Claudemir José Bonatto e do gerente de operações do SESI/SENAI da região Oeste Jardel Carminatti visitaram empresas para entender como o Sistema pode colaborar com as demandas e também se reuniram com lideranças de empresas. Além disso, ocorreu o Workshop Inovação & Competitividade.

Durante a manhã, visitaram a Sitec Soluções Industriais, empresa que atua na área de automação industrial. O diretor administrativo Emerson Puton apresentou todo o Grupo Fluxo, do qual a Sitec é uma das cinco empresas. Há cerca de 20 anos no mercado, se destaca no País por desenvolver soluções para o setor agroalimentar, como um aplicativo de termometria de grãos e uma empilhadeira para carregamento de frangos. “Estamos trabalhando para desenvolver a indústria 4.0”, afirmou Puton.

O Diretor de Inovação e Competitividade Fiates identificou um potencial para parceria com a Sitec. “É praticamente um centro de tecnologia para a agroindústria”, descreveu. Ele destacou a importância de intercâmbio de conhecimento entre indústria, startups e novos profissionais por meio do SENAI.

Outra indústria visitada foi a Eletro Service. Com 17 anos no mercado, realiza obras de instalações elétricas em todo o Brasil. “Trabalhamos desde a subestação até a área de TI. Fazemos tudo que envolver a parte elétrica”, explicou o diretor administrativo Adilson Campos. A principal questão formulada feita por Fiates e Eliza, não apenas ao diretor, mas também aos menores aprendizes – grande parte alunos do SENAI -, foi como o Sistema SESI/SENAI pode colaborar e acrescentar ao desenvolvimento da empresa e dos funcionários. As sugestões foram ouvidas e serão analisadas, podendo se tornar projetos futuros.

O objetivo das visitas foi fomentar o desenvolvimento da região. “Queremos trazer grandes investimentos para Chapecó, nos tornando parceiros da indústria”, explicou Bonatto. “A FIESC tem que ingressar, mas não pode fazer sozinha. Temos que criar parcerias para Chapecó ser líder na área de desenvolvimento de tecnologia”, complementou Fiates.

WORKSHOP

“Trabalhamos pela competitividade das nossas empresas. Essa é a nossa meta”, afirmou o vice-presidente da Regional Oeste. Nesse sentido, Fiates e Eliza comandaram o Workshop Inovação & Competitividade. Apresentaram dados comparativos do País, do Estado e da região para demonstrar em quais áreas Chapecó se destaca e pode se desenvolver.

Segundo os dados apresentados, em 2011, Santa Catarina era o sétimo Estado mais competitivo. No ano passado, saltou para a segunda posição. As áreas de destaque na indústria são a de suínos e aves, o que é positivo para o oeste. “A região oeste tem o quinto maior PIB do Estado, sendo Chapecó o principal município”. Quando se trata de saldo de empregos por atividade, a primeira posição fica para a indústria agroalimentar. Os programas de estágio e Talentos Inovadores foram apresentados por Eliza. “Realizamos treinamento e apoio ao recrutar pessoas”, explicou reforçando a intenção de parceria com as empresas.

Ao final, Fiates expôs um mapa, que contempla empresas e instituições como o SESI, a Epagri, as universidades e as agroindústrias. Para ele, a região pode ser chamada de Agro Polo Oeste Catarinense e, assim, fortalecer os agentes envolvidos e formar parcerias em prol do desenvolvimento da região. “Deixo isso para vocês pensarem e entenderem a necessidade da formação desse ecossistema de tecnologia, que precisa de diversidade, cooperação e confiança”, finalizou.

foto>Indústria 4.0 é tema de conversa durante visita à Sitec