Blog do Prisco
Notícias

Mobilidade urbana motiva seminário em Mafra

O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana vai realizar em Mafra um Seminário, em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE e a Associação Brasileira de Municípios – ABM, para auxiliar os gestores na elaboração do plano de mobilidade urbana. O evento será nos dias 6 e 7 de julho, na sede a AMPLANORTE.
A Lei nº 12.587/2012 institui as diretrizes da Política Nacional da Mobilidade Urbana e visa melhoria de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte. Estabelece que municípios com mais de 20 mil habitantes terão de apresentar o documento para obter recursos federais destinados a projetos de mobilidade urbana. Tendo em vista que os municípios da AMPLANORTE estão inclusos na região metropolitana de Norte/Nordeste de Santa Catarina conforme a Lei nº 495/2010, todos devem participar, mesmo tendo menos de 20 mil habitantes.

mobilidade amplanortePara atender às dúvidas das equipes municipais, a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob) tem realizado uma série de Seminários Regionais da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em várias cidades pelo país. Nesses encontros, são discutidos os mecanismos de financiamento, a participação popular, questões de sustentabilidade, acessibilidade e segurança, entre outros pontos importantes que devem constar nos planos.

O treinamento em Mafra vai envolver prefeitos, agentes e gestores municipais da AMPLANORTE, AMURC, AMVALI e AMARP. Interessados devem se inscrever no site www.capacidades.gov.br até esta sexta-feira (3).
Martha Martorelli – Analista de Infraestrutura e Claudio Ferreira Junior – Analista Técnico de Políticas Sociais, ambos do Ministério das Cidades vão promover palestras seguidas de questionamentos do público, bem como dinâmicas para diagnóstico e estruturação didática do plano de mobilidade urbana. A troca de ideias e informações sobre o tema deve propagar conhecimentos mais aprofundados, além de instrumentalizar os municípios para a elaboração dos respectivos planos de mobilidade.

Foto: Rádio Aliança, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina teve redução no serviço público, mostra estudo divulgado hoje na Alesc

Redação

Três deputados estaduais são eleitos prefeitos em SC

Redação

Economia de Santa Catarina cresce 4,3% entre janeiro e julho de 2024

Redação