No último sábado (21), o deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC), informou que estava protocolando na Câmara dos Deputados, via sistema online, uma proposta de Decreto Legislativo visando o corte integral do salário de deputados e senadores do Congresso Nacional durante o período de pandemia.
O valor de aproximadamente R$ 20 milhões mensais (somando os 513 deputados federais e os 81 senadores) seria destinado ao Sistema Único de Saúde – SUS, para o combate da pandemia do Coronavírus.
A ideia surgiu após o poder Executivo propor que empregadores de estabelecimentos fechados durante a epidemia pudessem cortar até 50% dos salários dos seus funcionários, porém, Maldaner foi além, e propôs o corte total do salário dos parlamentares. Para ele, neste momento, o principal compromisso é com a saúde pública e no combate ao COVID-19. “Como representantes do povo, é justo que a verba pública seja destinada aos que precisam dela nesse momento, e a população brasileira carece de hospitais com leitos, de profissionais, de produtos e equipamentos”, defende.
O PDL está registrado sob o nº 91/2020 de autoria de Celso Maldaner. Outros projetos que preveem a redução em até 50% dos salários também foram apresentados.