Blog do Prisco
Manchete

Deputado aponta que SC é “campeã” de Covid no Sul

Mesmo com isolamento total, dados mostram que SC tem mais casos de coronavírus do que Estados vizinhos

Santa Catarina foi o único Estado do Sul do país que optou pelo isolamento total. Enquanto fechava todo o comércio de rua, reduzia o número de trabalhadores da indústria e proibia o transporte coletivo, o governo catarinense observou os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul serem menos rígidos. Mas isso não quer dizer que SC tem atualmente menos casos de coronavírus. Dados levantados pelo deputado Milton Hobus mostram o contrário.

Até o dia 7 de junho, SC tinha 171 casos e 2,54 óbitos para cada 100 mil habitantes. O Paraná, porém, tem 62,24 casos e 2,13 mortes. Já o Rio Grande do Sul soma 107,4 pessoas com coronavírus e 2,5 óbitos para cada 100 mil habitantes. O levantamento foi feito com dados disponibilizados pelos portais de transparência de cada Estado.
Hobus apresentou os números na última sessão da Assembleia Legislativa para mostrar que o governo catarinense se equivocou ao fechar tudo em 17 de março.

De acordo com ele, agora, com o aumento de casos, se houver uma nova parada muitos empreendedores vão ter que fechar as portas, aumentando ainda mais o desemprego e reduzindo a arrecadação de SC.
“Os catarinenses estão pagando um preço alto pelas atitudes do Estado. Todos sabem que o vírus veio de fora. As medidas tinham que ser tomadas até antes, mas com barreiras sanitárias, conscientização. Fechar tudo foi um erro”, afirmou.
Segundo dados do Caged, calculado pelo Ministério do Trabalho, Santa Catarina fechou 73 mil vagas de emprego somente em abril, o quinto pior resultado do país.