A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina (Saesc) encaminhou nesta sexta-feira, 26, um ofício aos deputados estaduais pedindo apoio para solucionar o desabastecimento de medicamentos anestésicos nos hospitais públicos da rede estadual. A Saesc define a situação como “grave”.
No texto, a entidade relata que diversos médicos anestesiologistas têm entrado em contato com a Saesc para alertar sobre a falta de medicamentos, como fentanil, sufentanil, atracúrio, rocurônio, propofol, necessários para a realização de cirurgias de tempo sensível (oncológicas e cardiológicas) e para atendimentos de urgência ou emergência médica.
A Saesc ainda lembra no ofício que desabastecimentos semelhantes já ocorreram em países europeus e em outros estados brasileiros também afetados pela pandemia da covid-19, havendo, portanto, “muito tempo hábil para que os gestores públicos estaduais se preparassem, de forma a evitar atual crise”. Porém, lamenta a entidade, “não houve planejamento adequado, visto que era uma situação previsível e com consequências devastadoras para os pacientes.”
Por fim, a Saesc destaca tratar-se uma entidade apartidária, comprometida em zelar pelo bem-estar dos pacientes e pela capacidade do médico anestesiologista em exercer sua profissão com segurança.
O documento é assinado pelo presidente da Sociedade, Breno José Santiago Bezerra de Lima.