A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) entregou um ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando a liberação de crédito suplementar de R$ 2 bilhões para a produção da vacina da universidade de Oxford da Covid-19, que está sendo testada no Brasil, e deve estar disponível a partir de janeiro.
“Além dos recursos para a fabricação da vacina, também solicitamos apoio na apresentação pelo Governo de uma Medida Provisória (MP da Vacina), ação extremamente importante neste momento de pandemia com muitas mortes e grave crise social e econômica”, destacou Carmen Zanotto, que é relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.
O crédito suplementar é para viabilizar a parceria de desenvolvimento produtivo entre Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade de Oxford e Grupo Biofarmacêutico AstraZeneca, que visa o fornecimento de 100 milhões de doses da vacina e a transferência de tecnologia para que ela possa ser produzida em território nacional.
Esse valor foi informado pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, durante a visita de trabalho feita pelos parlamentares integrantes da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 aos laboratórios de Bio-Manguinhos nessa semana. “Neste momento precisamos unir esforços para amenizarmos os efeitos desta pandemia”, concluiu Carmen Zanotto.
Foto: Divulgação