Blog do Prisco
Notícias Últimas

SUS – deputada Geovania quer aumentar realização de cirurgias em todo o país

Aumentar o número de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país foi o que motivou a deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC) a protocolar o Projeto de Lei 3.918/2020. O PL institui o Programa Nacional de Apoio à Atenção Cirúrgica no Sistema Único de Saúde (Pronacsus), com a finalidade de captar recursos para a realização destes procedimentos cirúrgicos.

De acordo com a proposta, tais recursos são canalizados por meio de doações. As pessoas físicas ou jurídicas podem efetuar transferência de quantias em dinheiro, de bens móveis ou imóveis; comodato ou cessão de uso de bens ou equipamentos; realizar despesas em conservação, como na manutenção ou no reparo de bens móveis, imóveis e de equipamentos e fornecer material de consumo, hospitalar ou clínico, de medicamentos ou de produtos de alimentação.

Quanto às vantagens aos doadores, a deputada explica que a pessoa física incentivadora poderá deduzir do imposto sobre a renda devido, apurado na declaração de ajuste anual, o valor total das doações e dos patrocínios. “Já a pessoa jurídica incentivadora tributada com base no lucro real poderá deduzir do imposto sobre a renda devido, em cada período de apuração, trimestral ou anual, o valor total das doações e dos patrocínios”, complementa a autora do projeto.

Ela ainda justifica a ideia, lembrando que este momento, de combate à pandemia do novo coronavírus, fez que valorizássemos, ainda mais, a existência do Sistema Único de Saúde no Brasil. ”Muitos países simplesmente não o têm. O que precisamos é trabalhar para acabar com as suas fragilidades”, destaca a deputada.

E quando questionada sobre o Art. 196 da Constituição Federal (A saúde é direito de todos e dever do Estado), Geovania responde que as doações somariam força ao processo. “A chegada do recurso seria adiantada para que o cidadão e sua família aguardassem, por muito menos tempo, aquela cirurgia tão esperada”, prevê a parlamentar.

“E a ação da deputada é tão louvável quanto necessária. A Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina e a Federação Brasileira dos Hospitais apoiam o projeto e irão articular nacionalmente para que a deputada Geovania some esta vitória à saúde de todo o pais.”, finaliza o presidente da Ahesc e vice-presidente da FBH, Altamiro Bittencourt.

Posts relacionados

Secretária Carmen Zanotto reforça a união do estado e dos municípios na construção do SUS de excelência em SC

Redação

Governo do Estado anuncia abertura de unidade hospitalar em Joinville para atendimento pelo SUS

Redação

Santa Catarina bate recorde de cirurgias eletivas realizadas em 2023

Redação