Pesquisa inédita da ACAERT revela comportamento das marcas durante a pandemia no estado
Levantamento com empresas de Santa Catarina mostra que boa parte dos gestores confia na cobertura jornalística da pandemia da covid-19 feita pelos veículos de comunicação do estado. Para 74% dos entrevistados, as informações divulgadas são confiáveis e muito confiáveis, contra 26% que consideram pouco confiáveis. A pesquisa inédita foi realizada pela ACAERT em colaboração com seis entidades: FCDL, FIESC, FACISC, SEBRAE, FECOMÉRCIO/SC e LIDE-SC no período de 25 de junho a 15 de julho deste ano. Os empresários receberam um questionário e responderam espontaneamente a pesquisa.
A amostra contempla 811 empresas de todos os portes que responderam um questionário enviado por e-mail marketing e newsletter dos parceiros. “O objetivo foi entender como gestores e líderes empresariais estão percebendo a cobertura da imprensa de Santa Catarina durante a pandemia da covid-19 e o que estão planejando no período pós-crise, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.
A pesquisa mostra que 88% dos empresários consideram importante e muito importante para Santa Catarina a cobertura da imprensa, enquanto apenas 12% pensam ao contrário. A ACAERT perguntou se as empresas estão se comunicando durante a pandemia. A maioria (64,20%) afirmou que sim, no formato que transmite otimismo, superação e esperança.
O levantamento destaca que 66% consideram que as campanhas e ações das marcas nesse momento fazem sentido para os clientes. Entre as empresas que responderam ao questionário, 42,79% são do segmento de serviço, 33,17% do comércio, 18,50% da indústria e 5,55% de comunicação.
PÓS-PANDEMIA
Depois que a pandemia passar, 59% acreditam que suas marcas sairão fortalecidas, 34% disseram que da mesma forma do que antes da pandemia e 7% lamentaram que estarão fragilizadas. De acordo com a pesquisa, 50,5% acreditam que a economia crescerá rapidamente, 14,5% acreditam que irá voltar ao ritmo de crescimento pré-pandemia, 6,1% que a retomada será lenta enquanto que 28,9% estão descrentes.
O investimento em comunicação pós-pandemia é considerado muito importante para 56% dos empresários e importante para 49%. Segundo o levantamento, 63% vão manter o planejamento em comunicação e mídia e 34% estão mais otimistas e vão ampliar o investimento. Sobre a economia voltar aos patamares pré-covid, 48% acreditam que a recuperação virá já no ano que vem, 31% em 2022, e 14% ainda em 2020.