Atualmente um ônibus fretado não pode pegar passageiros depois de sair do seu ponto de origem, nem deixar passageiros ao longo do percurso. O usuário fica restrito a alugar um carro ou ir de ônibus convencional. Mas essa regra ineficiente está com os dias contados, com a aprovação na CCJ do projeto de lei do deputado Bruno Souza (Novo) que pretende trazer mais liberdade para o transporte catarinense.
O multiembarque significa o embarque e desembarque de passageiros ao longo do percurso, sem a limitação de que os passageiros sejam entregues necessariamente no ponto de origem. Se aprovado, os ônibus fretados poderão fazer paradas ao longo de todo o percurso. O fracionamento do preço da passagem também é permitido.
Para Bruno, as atuais regras interferem no mercado e pioram a vida do catarinense. “É ruim para a empresa, que perde acesso a clientes, e para o consumidor, que precisa arcar com custos mais altos. Por isso a criação do meu projeto que libera o multiembarque em SC. Precisamos trazer a liberdade ao mercado de transporte”, afirma o parlamentar.