Em documento, Orlando Silva e Luiz Barboza reafirmam a importância do segmento para a Capital
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Santa Catarina e os pré-candidatos a prefeito e a vice de Florianópolis do NOVO, Orlando Silva e Luiz Barboza, respectivamente, assinaram nesta semana um termo de compromisso reafirmando a importância do setor para a economia da Capital.
O setor de alimentação fora do lar representa 5% do PIB, gerando mais de 100 mil empregos em Santa Catarina através das 15 mil empresas registradas, com base na força econômica deste segmento, a entidade propõe ações com base nos seguintes pilares:
1. Plano de manutenção de empresas e empregos – pacote de medidas que propiciem um auxílio econômico às empresas, como crédito e financiamento, manutenção e redução de impostos e taxas (IPTU, taxa de coleta de lixo e iluminação, taxas de alvarás de funcionamento, vigilância sanitária, bombeiros e leis e vigências),
2. Plano de aumento da eficiência e redução do custo da máquina pública – redução de cargos de confiança e reforma da previdência;
3. Plano para simplificação e desburocratização para abertura e funcionamento de bares, restaurantes e similares, bem como a realização de eventos,
O termo foi assinado pelo presidente da Abrasel, Raphael Dabdab, e pelos candidatos do NOVO, Orlando Silva, a prefeito, e Luiz Barboza, a vice, no último dia 17 de setembro, também contempla indicações e nomeações de profissionais do trade turístico nos escalões do governo municipal, fortalecendo e dando qualificação técnica ao cargo.
No documento também há propostas para tornar a cidade mais flexível, orgânica e democrática quanto ao uso de calçadas, espaços comuns (ruas, estacionamentos, parques e praças), desburocratizar licitações e demais procedimentos tornando a gestão eficaz e transparente, além de facilitar, desmistificando a insegurança jurídica quanto a temas e assuntos ligados à orla marítima e ao ordenamento naútico na efetivação de espaços públicos e no regramento de novas estruturas.
Há ainda a proposta de manter Florianópolis como “Cidade Unesco de Gastronomia”, o que, segundo o presidente da Abrasel, deve ser mantido para que cada vez mais a Capital seja um destino de experimentação e vivência no turismo internacional.