Blog do Prisco
Coluna do dia

Reta final para as eleições

Na Capital do Estado, temos Gean Loureiro seguindo como favorito para renovar o mandato, apesar do contratempo da semana passada. A coluna só não vê a menor chance de que ele vá levar já no primeiro turno. Mas é favorito para chegar em primeiro e disputar bem o segundo round.
Há outras candidaturas fortes em Florianópolis. Um dos problemas, contudo, de uma delas, a de Angela Amin, é a aliança do PP com o MDB do senador Dário Berger. Observemos os desdobramentos.
Ela também tem como candidato a vice o atual vice-prefeito, João Batista Nunes, que se elegeu em 2016 com o próprio Gean!
Outros dois nomes que precisam ser observados. Elson Pereira, que uniu as esquerdas, e o vereador Pedrão Silvestre, hoje no PL, depois de deixar o PP da família Amin.
Advogado Orlando Silva, do Novo, também é um belo quadro.

Demandas da sociedade
O exemplo de eleições anteriores, especialmente a de 2016, quando as entidades enviaram individualmente suas pautas de reivindicações aos candidatos à Prefeitura e ao Legislativo da Capital, ganhou corpo neste ano, com 22 entidades catarinenses elaborando um documento único, com vistas ao pleito de novembro. A ideia é que os postulantes o assinem, sob a vigilância e apoio das instituições durante o mandato – e posterior avaliação ao fim da gestão dos eleitos.

Em Palhoça
O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, assim como o de Chapecó, Luciano Buligon, é um dos prefeitos que desempenha papel fundamental como cabo eleitoral neste pleito em Santa Catarina.
Seu apoio ao ex-secretário de Obras do município, Eduardo Freccia, é o grande diferencial na disputa palhocense. Ele é prefeito há sete anos, desempenha administração exitosa, ajudou a eleger o pai como deputado estadual, cadeira que ele deve buscar em 2022, justamente no espaço paterno.
Soube administrar e fortalecer seu grupo político na cidade e na região.

Estiagem preocupa
A governadora interina Daniela Reinehr se reuniu  com o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, para discutir sobre a situação da estiagem em Santa Catarina, que atinge principalmente as regiões Oeste, Meio-Oeste, Extremo-Oeste e Planalto Sul. No encontro, foram abordados os programas de apoio aos produtores e a atuação do gabinete de crise, criado para unir as forças do Estado no combate à estiagem.

FRASE
“Infelizmente, a seca é um problema que a gente não pode evitar, mas a ação do Estado tem que ser rápida e eficaz. Determinei força máxima no trabalho de auxílio aos produtores que estão sofrendo com esse problema em suas casas e na produção. Seremos incansáveis.” Daniela Reinehr, sobre a estiagem.

Na mira do MPF
O Ministério Público Federal (MPF) abriu caminho para mais um processo de cassação do registro da chapa de Gabriel Conorath, com a qual o PP pretende disputar a prefeitura de São Francisco do Sul. No início do mês a Justiça Eleitoral já havia determinado a cassação da chapa, por entender que houve abuso quando o candidato participou de ato público, ao lado do prefeito, com direito a foto e postagem nas redes sociais, já no período em que ele estava oficialmente na disputa partidária.