O presidente da Ampe Metropolitana, Piter Santana, levou ao prefeito eleito de São José, Orvino Ávila, nesta quarta-feira (2) propostas de retomada da economia, ações para os 100 primeiros dias de gestão e políticas públicas para as micro e pequena empresa.
Desde 2012, a Ampe Metropolitana apresenta uma carta às candidaturas majoritárias para prefeituras da região. O documento traz sugestões concretas para políticas públicas voltadas ao segmento que representa. A região Metropolitana de Florianópolis tem hoje 153.032 micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, que geram 160 mil empregos diretos e R$ 449 milhões em ISS (ano) para os municípios.
Um dos resultados destas sugestões da entidade foi a criação do Programa Juro Zero Floripa, que já emprestou mais de R$ 3,7 milhões para mais de 1.100 microempresas e MEIs, além da Lei de Desburocratização de Florianópolis, que simplifica a vida do segmento que mais gera emprego.
Na terça-feira, Piter Santana levou à Câmara de Vereadores de São José propostas para elaboração da lei municipal da micro e pequena empresa. A ideia surgiu a partir de um contato feito com a entidade pelo vereador William Quadros. Um dos pontos importantes é a isenção de taxas municipais para os MEIs, de acordo com o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A Ampe sugere a criação de uma ampla lei em favor do segmento, para incentivar a geração de emprego e o desenvolvimento local.