O deputado estadual catarinense Ivan Naatz (PL) é o novo presidente do Bloco Brasileiro da UPM- União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul- UPM . A entidade coordena as atividades de deputados estaduais brasileiros em assuntos que dizem respeito ao Mercado Comum do Cone Sul. Fundado em 2OO1 e com sede na Assembleia Legislativa de Santa Catarina , o colegiado tem atuado na integração parlamentar em assuntos de interesse comum com os demais blocos do Mercosul e com entidades congêneres.
Naatz substitui o então presidente deputado catarinense Altair Silva (PP) que desta deixando a presidência em função de seu licenciamento da Assembléia Legislativa para ocupar o cargo de Secretário de Estado da Agricultura. A eleição de Naatz, em chapa única , aconteceu nesta quinta-feira, 4, em Assembleia geral da entidade, via teleconferência coordenada pelo presidente do Conselho Deliberativo da entidade, deputado Kennedy Nunes ( PSD). Como vice-presidentes foram eleitos os deputados Lissauer Vieira (PSB- Goiás), Adolfo Menezes ( PSD- Bahia ) e Zilá Breintenbach ( PSDB- RS) .
Entre as principais metas do novo presidente está a reativação do projeto da ” Rota do Milho”, que consiste em buscar uma rota alternativa via Paraguai e Argentina, incluindo o porto seco do município de Dionísio Cerqueira para a redução do custo de transporte do grão, vital para abastecer a cadeia produtiva da avicultura e suinocultura industrial catarinense, e que atualmente é adquirido com alto custo logístico da região do Centro Oeste brasileiro. ” Vamos procurar articular ações necessárias e conjuntas para viabilizar esse projeto que possibilita ganhos de competitividade as agroindústrias catarinenses” , afirmou Naatz.