O programa conta com ações articuladas com o objetivo de combater os reflexos econômicos da pandemia da Covid-19 no município
Em evento transmitido online, o Programa de Recuperação Econômica Avança São José foi apresentado aos empresários que participaram do café-debate promovido pelo LIDE Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (11), no auditório do K-Platz Center. São José foi o primeiro município a sediar o evento, onde foram elencadas ações que estão sendo planejadas com o objetivo de combater os reflexos econômicos da pandemia da Covid-19 no município.
“O Programa de Recuperação Econômica de São José tem tudo a ver com a iniciativa do LIDE nesse ano, que é buscar inspiração na experiência dos antepassados, respeitar a trajetória de serviços e ajudar as pessoas. Nosso município é berço da imigração açoriana, que deixou suas marcas em toda a cidade, e da colonização alemã. Temos que buscar nesta trajetória a experiência necessária para tornar o município ainda melhor, contando com a parceria dos empresários”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, a construção do programa Avança São José surgiu da necessidade de auxiliar a saúde financeira de empreendedores, a recuperação do emprego e do poder de compra da população, no aumento da competitividade da economia e nos consequentes reflexos nas contas públicas. “Entendemos que o poder público deve ser um dos principais atores para a retomada econômica e a superação dos reflexos da pandemia”, pontuou.
Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico fez um diagnóstico dos efeitos da pandemia na economia local. A partir deste levantamento, foram propostas seis medidas para a retomada econômica de São José, beneficiando a população, empresários e a administração municipal, facilitando os atendimentos e geração de emprego e renda. São elas: Programa Crédito Produtivo, São José Conta Digital, Modernização Administrativa e Desburocratização, São José Mais Educação, Programa Nova Economia e o Programa Nota Fiscal Premiada.
Durante o evento, o presidente do LIDE Santa Catarina, Delton Batista, apresentou a campanha “É Hora de Acelerar” com o propósito de aquecer o mercado catarinense. “É uma honra para o LIDE SC poder contribuir com essa entrada de 2021, com o grande movimento que desenvolvemos. Este amplo conjunto de ações tem a ver com a construção de uma plataforma de conexão entre as principais lideranças empresariais, autoridades, ONGs e todas as pessoas que compreendem a necessidade de superar a crise”, assinalou Delton.
Representando o Goedert Group, Everton Goedert; o empresário do Grupo Dimas, Daniel Dimas; e o conselheiro da Coringa Sistemas Inteligentes de Segurança, Octavio Lebarbenchon; falaram sobre ações e serviços prestados durante os anos de 2020 e início de 2021, período que os municípios vêm enfrentando os efeitos da pandemia.
O evento contou ainda com a presença da secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rose Bartucheski; da presidente da Câmara Municipal de São José, Méri Hang; dos vereadores Cryslan de Moraes e Rodrigo de Andrade; além do superintendente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Marcone Souza Melo; do presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – Badesc, Eduardo Machado; e do secretário de Desenvolvimento do município de Imbituba, Henrique Melo.