O texto é do jornalista Emanuel Soares, do Portal Conexão.
“A Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) está solicitando ao Detran a retomada dos exames de direção no Norte da Ilha, em Florianópolis. O trabalho foi suspenso há quatro anos, quando um desentendimento sobre a manutenção e a segurança do espaço colocou fim ao convênio de uso de uma área no Sapiens Parque. A medida agora é encabeçada pela deputada estadual Marlene Fengler (PSD) e o líder comunitário Samuel Vidal.
Em um documento enviado ao Detran, eles alegam que é fundamental retomar os exames de direção no Norte da Ilha, evitando que alunos de uma área com mais de 100 mil moradores se desloquem até a sede do Detran, na área continental, para realizar as provas.
O Detran deve agendar uma reunião para deliberar o que pode ser feito para a retomada dos exames na região.
Desentendimento
A área em que os exames eram realizados para carro e motocicleta fica ao lado do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, e pertence ao Sapiens Parque. A origem do desentendimento é relacionada a manutenção e a segurança do espaço. O Sapiens queria que o Detran se prontificasse a fazer os processos necessários para cuidar da área. Na época, o Detran considerou insustentável promover as ações solicitadas e a parceria para uso do local foi rompida. Sem espaço físico, os exames voltaram a ser realizados no Continente.
O Detran prometeu em março de 2017 que estava trabalhando para instalar uma Ciretran no Norte da Ilha, onde seriam realizados exames práticos, teóricos, emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e inspeção veicular. Porém, a promessa não foi cumprida.”
foto>Pemavel, arquivo,divulgação