Blog do Prisco
Manchete

Bastidores da disputa por vaga no TJSC

A definição do novo integrante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a ser empossado na vaga do desembargador Moacyr Moraes Lima Filho, que já pendurou a toga, se desenrola a todo vapor. Inclusive nos bastidores.
No sábado, tivemos a definição, por parte do Conselho da OAB-SC, de 12 nomes da advocacia catarinense, escolhidos entre 23 postulantes. Como sempre, foram intensas as movimentações políticas de todo o estado, com muitos pedidos de apoios aos Conselheiros.
Agora, estes 12 vão formar uma lista sêxtupla, a ser definida por votação direta, um voto para cada advogado devidamente habilitado a participar do pleito interno.
Quando estiverem definidos os seis nomes da eleição organizada pela Ordem, a nominata será submetida ao pleno do Tribunal de Justiça. Os desembargadores votarão e vão enxugar a lista para três causídicos.

LISTA TRÍPLICE

Os três finalistas, ou a famosa lista tríplice, será então submetida ao crivo do governador, que tem a liberdade de nomear qualquer um entre os três e não necessariamente o mais votado. Ou seja, não muda muito a questão da influência política sobre vaga de desembargador, algo que sempre gera muita polêmica, mas que nada mais é do que uma regra estabelecida pela Constituição da República.
Tudo leva a crer que os mais votados no sábado, Diogo Nicolau Pitsica, Carlos Werner Salvalaggio e Wilson Pereira Junior, têm grandes chances de passarem à reta final, compondo a lista tríplice que será apresentada ao chefe do Executivo.
Deste trio, dois nomes têm ligações mais evidentes. Pitsica foi procurador-geral da prefeitura de Florianópolis. Defendeu o prefeito Gean Loureiro junto ao TRF-4 no âmbito da Operação Chabu. Ou seja, ele é o candidato do alcaide florianopolitano. Já o nome de Wilson Pereira Junior é visto com simpatia pelo presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler. Até porque, o Presidente teve parte de sua carreira na magistratura desenvolvida em Joinville e região, cidade na qual o candidato e seu pai desenvolvem destacada advocacia.

RECORTE ATUAL

Já o representante de Criciúma, Carlos Salvalaggio, corre por fora nesta disputa. Outra possibilidade é a inclusão de uma advogada na lista, já que a pauta da participação das mulheres é crescente e muito presente em todas as classes profissionais. Evidentemente que os desembargadores têm total autonomia para escolherem a lista tríplice que bem entenderem. O cenário atual, contudo, aponta para o quadro descrito acima.

foto>Arquivo, divulgação

Posts relacionados

TJSC define lista tríplice para o cargo de Desembargador em vaga do quinto constitucional destinada ao MPSC

Redação

Presidente do TJSC faz visita institucional ao TRE catarinense

Redação

Definida lista sêxtupla para vaga de Desembargador pelo quinto constitucional

Redação