Blog do Prisco
Destaques

Série documental traz depoimentos de juízes e servidores sobre o período de trabalho em casa

Segunda-feira, 16 de março de 2020. As notícias sobre a pandemia de Covid-19, que se alastrava pelo mundo e havia chegado ao Brasil, começavam a causar apreensão. Os primeiros casos confirmados em capitais e grandes cidades – e os relatos vindos do exterior – indicavam que não seria possível enfrentar a pandemia sem rígidas medidas de prevenção e controle sanitário.
No dia seguinte, 17 de março, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) expediram os primeiros atos normativos, que determinaram, entre outras providências, a adoção do regime de teletrabalho compulsório para juízes, servidores e estagiários. Repentinamente, todos foram para suas residências.

Era para ser um período breve, mas, um ano e três meses depois, quase todos continuam exercendo suas funções remotamente, com exceção de um número muito reduzido de pessoas que podem comparecer aos prédios para atividades muito específicas. Nesse tempo, a casa virou gabinete, secretaria, sala de audiência. O contato pessoal foi substituído por telas de computadores ou dispositivos móveis, para realização de inúmeras videoconferências.

Foram – e continuam sendo – meses de adaptação e resiliência, mas também de criatividade e inovação. Soluções precisaram ser encontradas para manter a continuidade da prestação jurisdicional e dos serviços administrativos. Audiências e sessões por vídeo se tornaram rotina, aplicativos foram desenvolvidos para que os cidadãos pudessem ter atendimento.

Para preservar o legado dessa época, a Direção do Foro da JFSC apresenta o projeto “Memórias da Pandemia”, que consiste em uma série de entrevistas com juízes e servidores da Seção Judiciária, com relatos sobre a experiência funcional e profissional do trabalho em casa. A primeira edição tem 14 episódios. O projeto também se insere nas comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário, conduzido pela Comissão de Gestão da Memória da JFSC.

As entrevistas foram gravadas por meio de uma plataforma de videoconferência, inclusive para reproduzir as condições ambientais e iconográficas – foi assim que as reuniões e conversas aconteceram durante o último ano. A série foi produzida pela Seção de Ouvidoria e Comunicação Social, com apoio da Assessoria de Planejamento Estratégico, do Laboratório e Inovação e dos núcleos de Documentação e Tecnologia da Informação.

Confira os episódios disponíveis:

Episódio 1 – Juiz Federal Alcides Vettorazzi

Episódio 2 – Airton Salbego Pereira

Episódio 3 – Juíza Federal Simone Barbisan Fortes

Episódio 4 – Maria Ângela Kramer Frasseto

Episódio 5 – Juíza Federal Luísa Hickel Gamba

Episódio 6 – Odinei José Kalkmann

Episódio 7 – Juíza Federal Cláudia Maria Dadico

Episódio 8 – Cristiane Marquardt Buscke

Episódio 9 – Daniel Batista Pereira

Episódio 10 – Ana Lucia Silva de Sousa

Episódio 11 – Rogério Abreu da Cunha

Episódio 12 – Larissa Pereira Rodrigues

Episódio 13 – Piloto com Vanessa Costa

Episódio 14 – Reunião de pós-produção

Ficha técnica:

Apresentação e edição: Jairo Cardoso (Seção de Ouvidoria e Comunicação Social)

Produção: Simone de Medeiros Dela Vedova Murara (Núcleo de Documentação) e Vanessa Costa (Assessoria de Planejamento Estratégico)

Técnica: Rogério Abreu da Cunha e Fábio Coelho (Núcleo de Tecnologia da Informação)

Posts relacionados

Cumplicidade da mídia deixa em segundo plano um dos maiores escândalos dos EUA

Redação

TJ reduz seu acervo, que fica abaixo de 100 mil processos pela 1ª vez desde o início da pandemia

Redação

PGE/SC comprova atuação responsável do Estado na pandemia e evita prejuízo com indenização indevida

Redação