Blog do Prisco
Manchete

Facisc comemora 50 anos com foco no empresário catarinense

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) vai comemorar seus 50 anos neste sábado, 26/6, e para isso organizou diversas ações para celebrar a data. Além das tradicionais comemorações, que serão realizadas de forma diferenciada por conta da pandemia, a Federação organizou um projeto colaborativo. Segundo o presidente da entidade, Sérgio Rodrigues Alves, o projeto FACISC 50 anos vem celebrar todas as conquistas, aprendizados e experiências compartilhadas com o Sistema ao longo deste meio século de trabalho. “Criamos um ambiente de comemoração, com a interação dos membros do Sistema FACISC em todas as etapas de construção e realização do projeto”, explica.

A entidade reúne e representa o setor produtivo de Santa Catarina. São 148 associações empresariais e mais de 34 mil empresas. Através das associações empresariais está presente em mais de 220 municípios, e isso dá ao Sistema uma capilaridade ímpar. Segundo a diretora de Marketing da Facisc, Ciça Müller, a intenção da Facisc é, através da contribuição de quem fez parte da história, resgatar informações, curiosidades e fatos marcantes. “Queremos valorizar a história na visão de quem vive até hoje o associativismo como missão de vida”.

Calendário
Dentro do calendário comemorativo, a Federação vai realizar no dia 28/6, uma reunião com os ex-presidentes, um verdadeiro resgate da história da entidade. Até o final de 2021, a Facisc também vai lançar o livro dos 50 anos. Produzido em parceria com a Editora Expressão, a obra vai detalhar a sua trajetória e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.

Em defesa de SC

Na sua trajetória, a Federação tem atuado em prol do desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Defende os anseios da classe produtiva e tem como principais bandeiras a luta contra a alta carga tributária e a justa distribuição dos tributos, a melhoria da infraestrutura e já encampou batalhas históricas como a duplicação da BR-101 e continua na disputa por outras rodovias como as BRs 470, 280, 282 e tantas outras. A estruturação de portos e aeroportos também está sempre no radar da entidade, como os casos dos aeroportos de Navegantes, de Chapecó, Lages e Caçador, os portos de Imbituba, Itajaí, São Francisco do Sul e Itapoá e a Ferrovia do Frango, essenciais para o desenvolvimento catarinense. Este ano, a entidade está atuando fortemente pela construção da ponte que liga Santa Catarina, em Itapiranga, ao Rio Grande do Sul, além do Porto Seco em Dionísio Cerqueira.

Turismo
Facisc é líder no player do turismo no Brasil. “Somos reconhecidos pela Alemanha pelo trabalho que fazemos no Del Turismo. Santa Catarina é um estado que tem crescimento. Temos uma carência muito grande em infraestrutura e sabemos que é imprescindível para o desenvolvimento do turismo”, completou Alves. O Programa Del Turismo é uma alternativa para que se faça o planejamento e a gestão do turismo na região. E o presidente ainda explica: “estruturar o turismo não na visão do turista, mas na visão de quem vive na região é uma das premissas do programa”.

O Del turismo é baseado nos eixos norteadores para um turismo sustentável, como gestão do destino, cultura e tradição, natureza e paisagens, ambiente e clima, bem-estar social, negócios e hospitalidade. O programa já estruturou o turismo em nove cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. “Trabalhamos a gestão de turismo baseada no fortalecimento das estruturas já existentes como os conselhos de turismo, na criação das câmaras técnicas, que resultam em estudos estruturados para criação e implementação do Plano de Turismo Municipal”, explicou Alves.

Em 2019 o Ministério do Turismo foi que mais atuou em infraestrutura no Brasil. “Nossa força está justamente em pensarmos no todo. Pensar em forma coletiva. O turista que vai para uma região quer ser contemplado em várias frentes como gastronomia, hotelaria e atrações turísticas. Temos que nos preparar num ciclo turístico pós pandemia”, conclamou o presidente. As cidades que participam do Del Turismo já alcançaram premiações no Green Destinations, um dos maiores reconhecimentos ao turismo sustentável do mundo.

Outras frentes
A atuação da Federação não para por aí. Ela também promove a melhoria do ambiente empresarial através do Programa Empreender, que atua em núcleos onde fortalece a economia local nos municípios. Também incentiva a educação pelo Programa Geração Empreendedora, que leva através do exemplo de empresários, o amor ao empreendedorismo para os jovens em idade escolar, e contribuiu com o desenvolvimento dos municípios através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Del), que busca o desenvolvimento sustentável através da união das forças da cidade para transformar a realidade local. A Facisc também foi uma das propulsoras do Movimento ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Santa Catarina, que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense e visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU.
Toda essa atuação do Sistema Facisc não poderia ser traduzida de forma diferente, e a expressão Hub Empresarial Catarinense foi criada para facilitar o entendimento de todo o trabalho da entidade. “O nosso negócio é gerar resultados para os empresários catarinenses por meio do associativismo”, explica o presidente.

Posts relacionados

Plataforma Voz Única reúne reivindicações aos candidatos a prefeito e vereador de 92 cidades do estado

Redação

Cumplicidade da mídia deixa em segundo plano um dos maiores escândalos dos EUA

Redação

Facisc aciona senadores catarinenses para que empresas do Simples não sejam prejudicadas com Reforma Tributária

Redação