Blog do Prisco
Destaques

O futuro do cooperativismo em pauta na Semana do Cooperativismo Catarinense

 “Nós mudamos em nome da pandemia”. A análise é do palestrante Arthur Igreja durante sua apresentação no último dia da Semana do Cooperativismo Catarinense, ocorrido na manhã de sexta-feira (02/07). Com a palestra O Futuro do Cooperativismo: Como Alavancar Resultados, Arthur propôs uma análise considerando a combinação de dois fatores que, segundo ele, devem promover um mundo extraordinário no pós-pandemia: a volta do que ele chama de mundo analógico, com a expectativa de as pessoas retomarem o contato físico após a crise sanitária, somada à experiência alcançada com a pandemia.

“O freio de mão da tecnologia é o ser humano. O que a gente chama de tecnologia do futuro já está escancarado na nossa frente”, afirmou ao ressaltar que a dificuldade de as pessoas acompanharem a evolução da tecnologia a torna como algo intangível e de difícil acesso.

Além disso, Igreja falou sobre a importância da mudança de hábito por parte das organizações, que é o fato de caminhar ao lado dos desafios das pessoas que consomem os produtos e serviços das empresas/cooperativas. “A inovação é o ritmo de mudança para transformar os processos internos. Essa transformação não tem classe social, geografia, nem faixa etária”, destacou.

O fato de saber comunicar de forma clara também foi apontado pelo palestrante como estratégia para a perenidade das cooperativas. Evitar erros como: não olhar para frente/futuro e não “escutar” o mercado em que se está inserido também são falhas comuns, que impactam nos resultados. “Inovação é um exercício de disciplina, é fazer um pouco todo o dia” pontuou Igreja. Ao finalizar, chamou a atenção para os princípios cooperativistas que, segundo ele, estão cada dia mais presentes nos discursos organizacionais. “O mundo está acordando para as raízes do cooperativismo”, concluiu.

INICIATIVA

A Semana do Cooperativismo Catarinense foi promovida pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC).

O evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no último sábado (03/07) e faz parte das ações que marcam os 50 anos da OCESC.

Posts relacionados

Cumplicidade da mídia deixa em segundo plano um dos maiores escândalos dos EUA

Redação

Mauro De Nadal faz balanço da semana como governador interino

Redação

Semana ACAFE em Brasília comemora os 50 anos de contribuições das IEs comunitárias para a educação superior

Redação