A Assembléia Legislativa aprovou, por maioria de votos, projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que estabelece que os projetos arquitetônicos de novas edificações ou reformas de prédios públicos do estado de Santa Catarina devem prever a instalação de sistema de captação, armazenamento e utilização da água da chuva para fins de limpeza, irrigação e esgotamento sanitário.
“Daqui para frente, é preciso criar políticas públicas de preservação ambiental em todos os sentidos. Então, nada mais lógico que o Estado de Santa Catarina dê exemplo colocando em seus próximos empreendimentos e estruturas governamentais instrumentos que permitam a captação e o reaproveitamento da água da chuva”, salientou o deputado Ivan Naatz , ao comemorar a aprovação da matéria .
O parlamentar destacou ainda que a legislação estadual precisa se adequar aos tempos de sustentabilidade ambiental e que o governo ao dar o exemplo , estará com isso, automaticamente, incentivando a iniciativa privada a seguir no mesmo caminho, seguindo as políticas públicas de médio e longo prazos em relação a questões hídricas. Após redação final a ser aprovada também em plenário, o projeto seguirá nesta semana para a sanção do governador do Estado.