Blog do Prisco
Manchete

ENGIE Brasil Energia é eleita a melhor MidCap da América Latina

O prestigiado ranking da Institutional Investor foi elaborado a partir de uma pesquisa com mais de 500 gestores e analistas financeiros. Ao todo, Companhia alcançou 1º lugar em 11 das 30 categorias em que foi destaque.

A ENGIE Brasil Energia foi eleita a melhor MidCap do setor elétrico da América Latina no ranking divulgado pela revista Institutional Investor, publicação internacional que é referência no mercado financeiro global. Trata-se de um dos mais respeitados prêmios do mercado de capitais, tanto no Brasil quanto no exterior. O CEO da Companhia, Eduardo Sattamini, conquistou o primeiro lugar tanto na categoria Overall, quanto MidCap. O Diretor Financeiro (CFO), Marcelo Malta, e o Gerente de Relações com Investidores Rafael Bósio também ficaram entre os melhores executivos em suas áreas de atuação. 

Ao todo, a ENGIE Brasil Energia conquistou destaque em 30 das categorias analisadas, sendo 1º lugar em 11 delas: melhor CEO (diretor-presidente), melhor profissional de RI (gerente de RI), melhor programa de RI e companhia com melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Tanto no ranking Overall, quanto MidCap, foi destaque ainda entre as empresas com os melhores CFOs, com Marcelo Malta, melhores times de RI e em Gestão de crises em meio à pandemia da COVID-19.

“Conquistar todas essas nomeações em meio a um contexto tão desafiador, tal qual o que estamos vivendo desde 2020, é extremamente relevante, pois reconhece os extraordinários esforços das nossas equipes. A pandemia enfatizou a importância de agirmos de maneira responsável socialmente não só como organização, mas como cidadãos e seres humanos. Pela perspectiva de negócio, comprovou a resiliência dos nossos colaboradores, fortaleceu nossas parcerias de longo prazo e intensificou a digitalização, atributos que nos tornam ainda mais preparados para sermos protagonistas de um presente e um futuro mais sustentáveis”, destacou Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia.

Para a elaboração do ranking anual da Institutional Investor, a publicação realizou uma pesquisa com cerca de 500 gestores financeiros e analistas de mercados para definir as empresas, os CEOs, executivos e práticas de Relações com Investidores e ESG com o melhor desempenho na América Latina. Entre os atributos analisados estão a transparência e abertura de informações ao mercado, o acesso aos principais executivos, conferências estruturadas e construtivas, e capacidade de responder a demandas externas.

Sobre a ENGIE

 A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.300 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2018 um faturamento de R$ 9.3 bilhões.

O Grupo é uma referência global em energia e serviços de baixo carbono. Para fazer frente às mudanças climáticas. Para fazer frente às mudanças climáticas, a ambição da ENGIE é se tornar líder global da transição para uma economia de baixo carbono para os clientes, em particular empresas e autoridades locais.  A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (energia renovável, gás, serviços) para oferecer soluções competitivas turnkey “as a service”. Com seus 160.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo é uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso harmonioso.

 Receita em 2018: 60,6 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

 foto>Eduardo Sattamini, CEO da Engie Brasil

Posts relacionados

Univali tem 61 cursos de graduação classificados no Guia da Faculdade Estadão

Redação

Universidade de Stanford divulga lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo

Redação

ENGIE é eleita a melhor e maior empresa de energia do país

Redação