Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, apresentou Movimento Geração do Futuro durante encontro nesta quinta-feira, 9
A Câmara de Vereadores de São José promoveu nesta quinta-feira, 9, uma roda de conversa com especialistas sobre as oportunidades existentes no setor de tecnologia e a urgente necessidade de formação de profissionais para ocupar as centenas de vagas de emprego existentes no segmento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, participou do encontro e falou sobre o Movimento Geração do Futuro que está prestes a ser implementado pela prefeitura de São José e tem como objetivo, justamente, desenvolver nas crianças, adolescentes e adultos em formação as competências que são exigidas pelas empresas da nova economia global.
“Estamos no meio de uma ruptura de gerações. Grande parte das profissões dos próximos cinco anos nem existe ainda e o poder público precisa oportunizar à nova geração o desenvolvimento de competências condizente com essa realidade. Um dos benefícios deste projeto no curto, médio e longo prazo é justamente preparar os josefenses para essa transformação em curso. Temos como objetivo contribuir para que os estudantes de São José possam sonhar em trabalhar em qualquer gigante do setor de tecnologia do Brasil e do mundo, como o Google, por exemplo, morando no município”, destacou Fett. Ele enfatizou que a iniciativa, planejada e concebida desde o início da gestão do prefeito Orvino Coelho de Ávila, é pioneira não só em Santa Catarina, como no país.
Na oportunidade, o diretor do Polo de Tecnologia de Florianópolis da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Gerson Schmitt, reforçou a importância disso. “A formação de talentos é fundamental para o ecossistema catarinense de tecnologia. Todo o município ganhará com o investimento na qualificação das pessoas. Essa união entre legislativo e executivo em torno deste projeto comum é o que ajudará na construção de um ambiente promissor”, evidenciou. A Head de Talentos da entidade, Cristiane Iata, afirmou que “há uma necessidade urgente de projetos como esse de formação de talentos no Estado”.
O Gerente Executivo do SENAI, Luciano Mattiazzi Baumgartner, apontou que “São José tem condições muito interessantes de formar cidadãos prontos para se inserirem neste mercado”.
A ACATE e o SENAI serão parceiros na realização da jornada de formação prevista no Geração do Futuro.
O coordenador de Extensão e Relações Externas do Câmpus São José do IFSC, Rubem Toledo Bergamo, também participou e falou sobre os cursos oferecidos pelo Instituto que contribuem para a capacitação dos josefenses.