A deputada Ana Paula Lima (PT) assume a Coordenação da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 17h desta quarta-feira, 19. Na solenidade de posse, também será inaugurada na Alesc a Galeria Lilás, espaço que vai homenagear todas as 12 parlamentares mulheres que já foram eleitas para o Poder Legislativo Catarinense, desde que foi criado, há 180 anos.
“Nosso trabalho será sempre e intensamente para a visibilidade e empoderamento das mulheres. Há décadas que as mulheres têm enfrentado preconceitos, discriminações e violência e para conquistar o seu lugar de direito na sociedade”, declarou Ana Paula. “A Bancada Feminina é mais um espaço para fortalecer a luta das mulheres e é uma honra imensa assumir a coordenação e dar continuidade ao trabalho coletivo que temos desenvolvido em Santa Catarina”, completou.
A deputada Ana Paula, que receberá a coordenação das mãos da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), já esteve no cargo EM 2012. Naquele ano, a Bancada Feminina realizou seminários regionais para fazer um diagnóstico da violência contra a mulher em SC. O relatório, com o resultado do trabalho, foi entregue à Comissão Parlamentar Mista do Congresso Nacional sobre violência. Autora da lei que institui no estado o Observatório da Violência contra a Mulher no estado, Ana Paula é a primeira deputada eleita quatro vezes. Também foi a primeira mulher a assumir a presidência do Parlamento Catarinense.
Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação