CEO da Rudolph é um dos líderes do movimento
Santa Catarina passa a contar com uma filial regional do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, que faz parte de movimento global nascido nos Estados Unidos, em 2007. Desde 2020, o instituto vem se expandindo pelo Brasil, já com unidades em Estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso.
O objetivo das filiais é atender e articular empresas, grupos de empresários e lideranças locais em favor da ampliação de práticas empresariais mais conscientes. O lançamento da filial ocorre nesta quarta-feira, 22, às 17h. Márcio Fernandes, autor do livro “A Felicidade dá Lucro”, compartilha com líderes regionais do instituto algumas reflexões sobre como colocar em prática sua filosofia de gestão, tendo em vista o modelo preconizado pelo movimento.
Na visão do instituto, empresas conscientes lucram a partir da paixão e propósito. Criam valor compartilhado para todos os stakeholders por meio de lideranças conscientes que desenvolvem e fortalecem uma cultura de confiança e de cuidado com as pessoas. O ponto em comum, dos executivos ligados ao movimento, é a perspectiva de humanizar negócios e investimentos.
Alex Marson, CEO da Rudolph, e Elaine Schumacher, especialista em Educação Corporativa, estão entre as lideranças da filial catarinense. Provedor de soluções em componentes mecânicos, com sede em Timbó, a Rudolph é apoiadora do movimento desde 2019. Na empresa, de acordo com o CEO Alex Marson, a transformação cultural que vem sendo implementada nos últimos anos, guiada pelo propósito de inspirar pessoas para a excelência, apoia-se nos pilares do Capitalismo Consciente. “Além da clareza desse propósito maior que nos orienta, nos comprometemos com relações de criação de valor em harmonia com cada parte interessada, e com a evolução da consciência dos líderes e da nossa cultura”, diz Alex.
Uma premissa do movimento é que, se as empresas são parte dos problemas do mundo, elas também têm ampliado a consciência da responsabilidade de criar e disseminar soluções. “Acreditamos no potencial das empresas para causar um impacto positivo no mundo, adotando paradigmas que melhor refletem onde estamos na jornada humana”.
Sobre o movimento
O Capitalismo Consciente é um movimento global originado nos Estados Unidos a partir de um estudo acadêmico liderado por Raj Sisodia. O estudo tinha o objetivo de verificar como algumas empresas conseguiam manter alta reputação e fidelidade dos clientes sem ter investimentos exorbitantes em publicidade e marketing.
Antes de ser publicado, o estudo chegou ao conhecimento de John Mackey, CEO da Whole Foods, que identificou no manuscrito muitas características e atitudes que há muitos anos já aplicava em seu negócio. Mais tarde, com a contribuição de Mackey, o estudo evoluiu para o livro Firms of Endearment (traduzido no Brasil como “Empresas Humanizadas”), publicado em 2007, que explana sobre como as empresas lucram a partir da paixão e propósito. Era o início do movimento Capitalismo Consciente.
O evento
. 22 de setembro, quarta-feira
. 17h às 18h30
. Participação gratuita, inscrições no link: landingpage.ccbrasil.cc/lp-inscricao-talk-consciente-santa-catarina-22-09-2021-17h00