Blog do Prisco
Coluna do dia

Costuras em Blumenau

Foi forte a movimentação política durante o lançamento, no sábado, da Oktoberfest 2022. Na terra do prefeito Mário Hildebrandt, que é muito próximo de Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul, o senador Jorginho Mello não perdeu tempo. Bem ao seu estilo, sentou na mesma mesa, por um tempo, do prefeito jaraguaense.

Os dois são pré-candidatos ao governo no ano que vem. Jorginho pelo PL, partido que ele comanda em Santa Catarina. Já Antídio está numa situação bem menos confortável partidariamente. Busca a indicação no MDB, mas o cenário é de muita incerteza e de divisões internas.

Também por isso, não faltam convites de outras legendas para o prefeito de Jaraguá. Jorginho, a seu turno, busca construir uma aliança sólida com vistas ao pleito, oferecendo as vagas de vice e ao Senado a possíveis aliados.

A conversa entre os dois é testemunhada pelo prefeito de Brusque, Ari Vequi, correligionário e próximo de Antídio; e o deputado Ivan Naatz, escudeiro do senador em Blumenau.

 

A vice

O casal Esperidião e Angela Amin também circulou com desenvoltura durante o evento blumenauense. Jorginho Mello tem cortejado a deputada federal no intuito de tê-la na chapa como candidata a vice-governadora.

 

Condicionante

Obviamente que esse acordo só terá alguma viabilidade se Esperidião Amin não for candidato ao governo. O movimento do senador do PL visa a matar dois coelhos numa só cajadada. Teria o PP como aliado e tiraria o colega senador progressista do páreo.

 

PP

Ocorre que o presidente Jair Bolsonaro, ao que tudo indica, deve retornar às hostes do PP. Caso se confirme a filiação dele ao partido, não haverá o que o impeça a candidatura de Esperidião Amin.

 

PL

Já circulam em Brasília, no entanto, especulações de que o próprio Jorginho Mello lidera as articulações para que o presidente assine ficha no PL, o que, em tese, lhe asseguraria quase que a exclusividade do palanque presidencial no estado.

Não é uma missão das mais fáceis devido ao cenário, mas o senador catarinense trabalha nisso.

 

Novo

O pré-candidato do Partido Novo à Presidência, Felipe d’Avila, visita Florianópolis nesta terça-feira, 26, para se encontrar com lideranças e filiados da sigla e dar sequência a sua agenda “Brasil: a via liberal”, que prevê encontros com a base do partido pelo país para construir uma proposta liberal para as eleições de 2022.

 

Contatos

Na capital catarinense, d’Avila deve visitar a Assembleia Legislativa do estado, almoçar com dirigentes e políticos eleitos do Novo local e também se reunir com empresários da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis.

 

Perfil

Cientista político com passagem pela Universidade de Harvard, nos EUA, d’Avila foi recentemente convidado pelo partido para passar pelo processo de seleção para ser o candidato do Novo à Presidência da República. Como parte deste processo, ele tem circulado o país para construir junto com os integrantes da legenda um projeto que traduza os valores e ideais do Novo para as eleições de 2022.