Integração dos canais de venda, ações internas e investimentos em novos pontos foram cruciais para desempenho
Com indicadores positivos e planos de expansão para se manter entre as maiores do segmento em Santa Catarina, a Berlanda divulgou o balanço de 2021. O desempenho das vendas do e-commerce cresceu 118% e nas lojas físicas o consumo aumentou 9,04% em relação a 2020, quando o faturamento anual da rede foi de aproximadamente R$ 500 milhões.
Os números favoráveis são atribuídos às ações internas da empresa, e a estratégia omnichanel que aumentaram o tíquete médio em 20%. “Nosso cliente consegue comprar direto na empresa, via site ou WhatsApp. Pode aguardar o produto em casa ou retirar na unidade mais próxima. Essa multicanalidade foi um diferencial”, destaca Eloir Tlusc, gerente geral da rede.
A marca também se reposicionou visualmente. Revisou o mix de produtos, incrementou itens em quase todas as linhas de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, e apostou na logística de abastecimentos dos estabelecimentos. Outra ação convertida em faturamento foi a promoção ‘Caminhão Premiado Berlanda – 30 anos’, que distribuiu R$ 900 mil em prêmios aos clientes. “Este foi um fator competitivo no qual as equipes trabalharam muito bem na hora de fechar negócio”, complementa.
A rede investiu ainda, R$ 10 milhões em inaugurações e reinaugurações de 16 unidades – entre estrutura física e estoque. Hoje conta com 195 lojas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais de 1,5 mil funcionários, três fábricas próprias, um posto de gasolina, dois atacados, um outlet e uma importadora.
Para este ano, projeta crescimento de 10% e abertura de 15 empreendimentos até dezembro. “Os primeiros dias de janeiro nos deram uma boa prévia dos próximos meses. Em nossa liquidação anual (entre os dias 03 e 08) tivemos acréscimo de 17% em comparação com o mesmo período do ano passado. A semana do Natal também teve alta de 4% quando comparada à mesma época de 2020”, reitera Tlusc.
Relevância comunitária – A Berlanda surgiu em 1991 como um pequeno varejo em Curitibanos, fruto do esforço e projeto de uma família de ter o seu próprio comércio. Celebrou 30 anos em 2021 e se destacou pelo envolvimento com a comunidade catarinense. Recebeu o selo ‘Amigos do Bairro da Juventude’ pelo apoio a projeto de assistência social e educacional voltado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade de Criciúma e região, e foi reconhecida com o Certificado de Responsabilidade Social da ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) pela manutenção do programa de ressocialização de detentos na Penitenciária da Região de Curitibanos.
fotos>divulgação