Encontro nesta sexta-feira (4) apresentou novas coordenações dos grupos empresariais e explanou sobre ações integradas
Criar oportunidades de integração, relacionamento e ações em conjunto para o fortalecimento dos núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Essa é uma das metas do Conselho de Núcleos, que está cada vez mais fortalecido com a gestão participativa dos nucleados. Nesta sexta-feira (4) ocorreu a primeira reunião deste ano do Conselho – formado pelos integrantes das coordenações (coordenador, vice-coordenador e tesoureiro) dos 14 núcleos empresariais da entidade. No encontro, foram apresentados os novos coordenadores para a gestão 2022/2023, feita explanação sobre ações conjuntas e uma apresentação sobre o funcionamento e as atividades desenvolvidas pela ACIC.
O presidente Lenoir Broch participou da reunião de maneira on-line e enfatizou sobre a importância dos núcleos para a Associação. “Os núcleos são como células fundamentais para o todo funcionar. Se envolvem nos processos, sugerem, desenvolvem ações e têm contribuição muito importante para a força e a representatividade da ACIC”, sublinhou, ao acrescentar algumas ações da entidade, entre elas o Manifesto pelo Oeste que reivindica melhorias para a região e o envolvimento para a construção de ferrovias.
A consultora regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Lenir Peres Pavan, reforçou a importância de ter o planejamento de cada núcleo para que as ações do ano sejam produtivas e eficientes. “O planejamento é uma ferramenta fundamental para o sucesso. É uma maneira coletiva de pensar e fazer. Nós somos um grupo, diferente de uma empresa. Na empresa penso no desenvolvimento dela. Quando participo de um núcleo penso em como a minha empresa pode crescer e como as dos meus colegas também podem expandir mercado, melhorar a gestão e a produtividade. O trabalho é em conjunto e beneficia a todos”.
A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, salientou que a intenção neste ano é fortalecer e ampliar as ações conjuntas entre os núcleos. Ela ressaltou que os grupos empresarias atuam pelo interesse comum: fortalecem o setor de atuação das empresas e o associativismo, além de promover desenvolvimento e networking. “Os núcleos buscam soluções, facilidades, promoção do setor, crescimento das empresas e troca de conhecimentos. Nosso foco principal é o associativismo. É o conjunto de ações que promove o crescimento. A sinergia faz o movimento ocorrer. Por isso, é importante que os nucleados participem, tragam ideias e interajam”, realçou.
Em 2021, os núcleos empresariais da ACIC cresceram. O número de empresas nucleadas passou de 272 para 325 e o número de nucleados de 320 para 392. A entidade possui 14 núcleos empresariais: Academias, Assessorias e Consultorias, Automecânicas, Centros de Formação de Condutores, Comércio Exterior e Logística Internacional, Cooperativas, Escolas Particulares, Gestão pela Excelência, Gestores de Pessoas, Indústrias Gráficas, Jovens Empresários, Multissetorial, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Entre as ações que promovem estão: capacitações e consultorias com menores custos; possibilidade de realização de compras e vendas em conjunto; participação em feiras, missões empresariais e eventos com maior regularidade e menor custo; captação de recursos por meio de projetos; novas ferramentas e métodos para a gestão das empresas.