Adilcio Cadorin
Após terem sido encerradas as comemorações do Bicentenário de Anita (1821-2021), quando foram realizados mais de 180 eventos com base no Convenio Internacional celebrado entre o CulturAnita (Brasil) e o Museu Renzi (Itália), e que foi denominado de “Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita”, em 01/03/2022 o Instituto Cultural Anita Garibaldi celebrou um novo convênio, denominado “Anita Fidelis”, desta vez tendo como parceiro o Centro di Studi Olim Flaminia APS, com sede em Cesena, Região da Emiglia Romagna – Itália.
Este novo Convênio tem por objetivo preservar e difundir os princípios pelos quais Anita Garibaldi lutou até a sua morte, transformando o nome da Heroína num ícone mundial em diversas ações hoje recorrentes internacionalmente, como:
1- combate às discriminações e à violência contra as mulheres;
2- igualdade de gênero;
3- ações em favor da inclusão e contra as desigualdades sociais ;
4- preservação dos valores e das liberdades democráticas.
Com base nestes objetivos, o Convenio prevê que os entes que aderirem deverão promover ações pertinentes realizando campanhas de esclarecimento, conferências, palestras, edições de livros, peças midiáticas e realização de eventos culturais, ações estas que sempre deverão ter a Heroína como ícone, representada pela sua Rosa de Anita.
A defesa destes valores estarão sendo representadas através do plantio de um exemplar do híbrido da Rosa de Anita, que foi desenvolvido na Itália e que doravante poderá ser plantada em todas as cidades ou instituições que aderirem a este novo projeto “Anita Fidelis”. Este Convenio foi chancelado e tutelado pelo Governo Italiano, pelo Governo Regional da Emiglia Romagna e por diversas cidades italianas.
A partir deste momento, o CulturAnita passa a desenvolver uma campanha para obter adesões de cidades e de instituições nacionais, que após aderirem passarão a integrar um circuito internacional, envolvendo entidades e cidades da Itália, do Uruguai, dos Estados Unidos, de San Marino e do Brasil.
O novo Convênio prevê que já serão considerados como integrantes todos os órgãos governamentais brasileiros e entidades que já participaram do projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, bastando para tanto que apenas autorizem sua nova adesão.
O projeto “Anita Fidelis” está aberto para todas as cidades e instituições brasileiras que desejarem aderir e receber um exemplar da Rosa de Anita, e que se comprometerem a desenvolver eventos culturais e ações sociais voltadas aos objetivos do Convênio. Para tanto, deverão manifestar seu desejo e se condicionarem ao cumprimento dos termos e regras estabelecidas no Convênio, cujo teor será colocado a disposição dos entes interessados.
Todos os dados das instituições que aderirem serão inseridos em um QR-Code internacional, que permitirá sua exposição e divulgação em diversas línguas e em espaço destinado a inserir sua respectiva história, finalidades, ações, potencializando as ações culturais e turísticas de cada um dos entes que aderirem.
Os municípios ou entidades interessadas em aderirem podem solicitar maiores informações diretamente ao Instituto Cultural Anita Garibaldi – CulturAnita, através do email institutoculturanita@hotmail.com.