Entidade que representa mais de 22 mil profissionais catarinenses aboliu uso de papel
O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) aboliu o uso de papel na tramitação de processos internos. A medida é possível graças à implantação de um sistema de gestão digital de documentos e faz parte de projeto mais amplo, que pretende melhorar e acelerar o atendimento às demandas apresentadas à autarquia pelos mais de 22,7 mil médicos registrados. A transformação digital do CRM-SC começou há dois anos e está bastante adiantada.
A medida já garante maior agilidade aos processos, coma análise das informações pelos Conselheiros e a coleta de assinaturas feita deforma virtual. Além disso, possibilitou a reavaliação dos formulários de solicitação de registros, que passaram a ter informações mais claras, e vai permitir uma mudança ainda mais importante. Os funcionários das delegacias regionais da entidade estão sendo treinados e vão fazer localmente os procedimentos necessários para coleta de informações de profissionais que solicitam registro. Anteriormente as informações eram coletadas nas delegacias, mas tinham de seguir até a capital para inclusão no sistema.
“A descentralização desses serviços vai acelerar o atendimento nas macroregiões e também na delegacia de Florianópolis”, diz o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro. “O objetivo final é ganhar agilidade no atendimento ao médico”. Em paralelo à modernização, o Conselho aposta na melhoria dos processos internos. A entidade aderiu ao Excelência SC – Programa Catarinense de Excelência e está implantando o Modelo de Excelência na Gestão, ferramenta que tem como base a adoção de melhorias contínuas no dia a dia das operações de empresas, instituições públicas e entidades. “Ainda temos muito afazer, principalmente se pensarmos que atingir a excelência em gestão é uma tarefa nunca concluída, mas em breve esperamos que os profissionais registrados percebam os resultados desses esforços”, diz o presidente do CRM.