Manchete

A disputa na Capital coloca Julio Garcia e Marcos Vieira em rota de colisão

Nos bastidores, falava-se até há pouco tempo, sobre um possível acerto entre os deputados Júlio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB) para a sucessão, respectivamente, da Presidência e da vice da Alesc para o próximo biênio (2025-2026).

Contudo, seus partidos colocaram-se em rota de colisão para a disputa da Prefeitura da Capital.

Topazio Neto (PSD), candidato à reeleição, com apoio já selado do PL, que indicará o vice, vai bater de frente com o ex-Prefeito Dário Berger (PSDB).

Para piorar a situação da veterana dupla que busca tomar as rédeas do Parlamento, observa-se que a bancada de seus partidos na Assembleia soma apenas cinco deputados, sendo dois do PSDB e três do PSD.

Trocando em miúdos, a disputa da Capital, possivelmente a única cidade grande do Estado em que o PSDB de Marcos Vieira poderá ao menos ser competitivo, ironicamente coloca o líder tucano em trincheira oposta ao seu amigo Júlio Garcia.

Esta eleição passa a ser um teste de sobrevivência para o próprio PSDB, e Dário deve partir com tudo contra Topázio, que também não lhe enviará flores.

Dor de cabeça à vista para Júlio Garcia e Marcos Vieira, que vão lutar até outubro em lados diferentes. Baixada a poeira do pleito municipal, eles terão a árdua missão de buscar reagrupar seus três correligionários – dois do PSD e um do PSDB – para ajudá-los a convencer  os outros 35 deputados – dentre conservadores, moderados e progressistas – que mais ninguém estaria à altura da missão de comandar o Parlamento Barriga Verde.

Difícil de colar. Até porque siglas como MDB e PL, juntas, chegam a representar praticamente a metade da Alesc, tanto que a comandam a Casa hoje com a presidência de Nadal (MDB) e a vice de Skudlark (PL). Dobradinha partidária, com outros nomes possivelmente, que ao que tudo indica continuará regendo o Parlamento estadual, talvez com a entrada do PP no lugar do MDB ou do PL.

 

Posts relacionados

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação

Entrevista coletiva abre o Alesc Itinerante em Lages

Redação
Sair da versão mobile