Se há dois anos a atitude necessária foi uma urgente reação, hoje a pandemia causada pelocoronavírus nos pede cautela, vigilância e um olhar atento para o futuro.
Além das irreparáveis vidas ceifadas, os prejuízos causados pela pandemia foram sentidos em diversos setores da economia, sendo a educação um dos mais afetados. Na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e nas instituições comunitárias (Acafe)as ações às restrições impostas pelo vírus foramimediatas.
Na Univali, a implantação de um Plano de Contingência e Retomada permitiu a continuidade do ensino em todos os níveis de educação, da pesquisa e da extensão em tempo recorde e todas as adaptações necessárias para atender nossa comunidade acadêmica da melhor maneira possível diante das incertezas que o mundo enfrentava em março de 2020.
Passados mais de dois anos encarando grandes desafios, implantando ações para minimizar o sofrimento da população de menor renda perante as mazelas evidenciadas e batalhando para manter nossa saúde financeira e a continuidade da nossa missão educacional, encontramos na tecnologia uma aliada diante das adequações necessárias para as novas formas de ensino e aprendizagem.
Por quase dois anos, foi por meio dela que conseguimos democratizar práticas educacionais e assegurar que nossos mais de 20 mil alunos pudessem seguir seus estudos com proteção e segurança, sempre com a expectativa de que a ciência superaria as adversidades.
E, felizmente, a ciência permitiu o avanço da vacinação e oportunizou a providencial retomada das aulas presenciais, ainda que com os cuidados necessários, no início deste semestre.
E como é gratificante ver novamente a sociabilidade, a interação e as trocas tão necessárias ao processo de aprendizagem.
A volta saudável dos estudantes que, ao término das aulas, circulam pelos corredores com descontraçãoe alegria, renova a certeza de que o pior já passou e que um futuro promissor nos aguarda.
Com a diminuição do nível de contaminação pelo coronavírus em escala global confiamos ainda mais na ciência e nas respostas que ela nos traz nesses tempos tão difíceis.
Os desafios da educação ainda são imensos. Mas, grande também são o nosso otimismo e disposiçãopara enfrentá-los. Naturalmente, a necessidade de manter medidas de biossegurança ainda persistirá por algum tempo, assim como a de criar e democratizar práticas educacionais que dialoguem com o mundo pós-pandemia.
Tecnologia e educação andarão sempre lado a lado, necessitando assim que profissionais da educação e especialistas na área reflitam sobre práticas de ensino e aprendizagem constantemente.
O investimento em educação é essencial para que novos modelos sejam criados e os modelos tradicionais possam ser revistos e adaptados.
Neste contexto, seguimos na busca contínua por aperfeiçoamento, desenvolvimento e expansão, acreditando em nossa nobre missão de mudar o mundo pela educação. Este sempre foi e sempre será o nosso propósito!
Que a tecnologia que transformou o setor, abra novos horizontes e nos permita enxergar o futuro com uma educação mais inclusiva, dinâmica, conectada e capaz de uma efetiva transformação social.