Articulador político do presidente Michel Temer, o ministro Carlos Marun tem visitado Santa Catarina com frequência. Ele é amigo e mantém relacionamento há décadas com o secretário adjunto da Fazenda, Marco Aurélio Dutra, que foi o titular da pasta no último ano do governo Paulo Afonso Vieira, em 1998. Marun e o catarinense foram colegas no Colégio Militar de Porto Alegre. O ministro é gaúcho, mas tem negócios no Mato Grosso do Sul, Estado pelo qual foi eleito deputado.
Evidentemente que a reaproximação de Michel Temer e Eduardo Moreira, com perspectiva de parceria eleitoral caso os dois decidam disputar a reeleição, passa Por Dutra e sua relação com o articulador presidencial.
Déjà vu
Importante lembrar que Paulo Afonso Vieira está se ensaiando para disputar o Senado, em hipotética chapa pura do Manda Brasa, também porque parte da equipe que governou com ele nos anos 90 está no governo atual. Paulo Eli, secretário da Fazenda, e o próprio Dutra, foram colaboradores diretos de Paulo Afonso. Milton Martini, secretário de Administração, foi o braço direito do ex-governador. O próprio governador Eduardo Moreira foi o titular da Casa Civil de Paulo Afonso quando ele estava no exercício do mandato e não se reelegeu, perdendo o pleito para Esperidião Amin. Se o emedebista for candidato este ano, o fará exatamente 20 anos após ter terminado o mandato de governador.
foto>Secom, arquivo, divulgação