Manchete

A história política de SC e a foto de Blumenau

A foto, que virou um quadro na antessala do gabinete do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, é reveladora acerca da longevidade do blumenauense.

Senão vejamos. De 1970 pra cá, estamos falando de 54 anos, apenas dois ex-prefeitos não estão entre nós.

Evelázio Vieira, o Lazinho, ex-senador; e Vilson Pedro Kleinubing, que também se elegeu governador e depois senador, partindo prematuramente no exercício do governo.

Na imagem, vemos o filho de Vilson, João Paulo Kleinubing, prefeito de dois mandatos; Renato Vianna, que se elegeu pela primeira vez na segunda metade da década de 1970 e depois voltou para um segundo mandato, ele que foi sucedido por Dalto dos Reis nos anos 70; Décio Lima, única experiência do PT no poder com dois mandatos consecutivos; o próprio Mário Hildebrandt, reeleito com mais de 70% dos votos; o deputado Napoleão Bernardes, um azarão que derrotou Jean Kuhlmann e se reelegeu mas não completou o segundo mandato pois tentou ser vice-governador na chapa de Mauro Mariani em 2018. Um ano histórico, aliás, considerando-se que, pela primeira vez, o MDB não chegou ao segundo turno.

Na sequência estão ali Vitor Sasse, que sucedeu Kleinubing pai quando aquele renunciou à Prefeitura para concorrer ao governo e finalmente Félix Theiss, sucessor de Evelázio Vieira em meados da década de 1970.

Parte significativa da política catarinense numa mesma imagem.

Posts relacionados

Heloísa Cabral será a secretária de Assistência Social, Mulher e Família

Redação

Integração de sistemas reduz tempo para abertura de empresas em Blumenau

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anuncia novos nomes de seu governo

Redação
Sair da versão mobile