Sentar-se à mesa é uma demonstração de respeito, de carinho, afeto e gentileza. Gera memórias afetivas inesquecíveis.
O ato de fazer as refeições na companhia de familiares ou amigos, é um hábito saudável e prazeroso, e se não está sendo assim, tem alguma coisa errada. É a ocasião em que podemos presentear o outro com algo muito especial nos dias de hoje: o tempo.
Os pais nunca deveriam permitir que os filhos se alimentassem fora da mesa das refeições, pois mesa posta é uma demonstração de união da família. Esta reunião em torno da mesa é também uma boa ocasião para que crianças, adolescentes e jovens aprendam lições de educação, como se portar, mastigar pausadamente e não falar enquanto mastiga os alimentos. Sei com certeza, da realidade que estamos vivendo atualmente, e é quase impossível realizar as três refeições do dia com toda a família reunida, mas devemos tentar pelo menos numa delas. Refeições compartilhadas geram mais segurança para os filhos, melhora o relacionamento dos pais e gera benefícios inimagináveis.
No seu livro “A Experiência da Mesa”, Devi Titus, o autor, escreveu: “Lar é onde o coração se forma, mas a mesa é onde ele se conecta”. Mesa posta não deve ser sobre pratos, taças e talheres; é sobre receber, preparar, acolher e amar. Tem uma frase muito bacana que diz assim: “A mesa é o lugar onde o corpo é alimentado, a alma revigorada e o caráter são formados”. Estamos vivendo num mundo muito digitalizado, onde o celular tomou conta de tudo e mais um pouco, perdeu-se o contato face a face, os relacionamentos esfriaram, as amizades distanciaram-se, e o pior é que as pessoas não estão se apercebendo disso.
A grande maioria está fazendo uma coisa muito triste: na hora das refeições levam o celular e o colocam do lado do seu prato. Com esta atitude está dizendo aos demais que este aparelho é mais importante do que todas as pessoas que estão sentadas à mesa. Na hora do almoço ou da janta, por favor, deixe o seu celular fora do alcance de seus olhos, para o bem da sua saúde e para a felicidade da sua família. Mas lembre-se, uma boa refeição não depende do tipo de comida que é posta a mesa, mas das pessoas que estão sentadas ao redor dela. Não estou pedindo para você desprezar a tecnologia, mas usá-la com critério.
Nada substitui o olho no olho e o abraço. A mesa abraça as pessoas.
RICARDO WINTER
rwinter@iscc.com.br