Manchete

A inconstitucionalidade na criação de um novo quadro de auditores

Projeto encaminhado pelo Governo à Alesc tem diversas brechas legais

Um estudo conduzido por Auditores Internos do Poder Executivo sobre o Projeto de Lei Complementar 32.4/2021, encaminhado esta semana pelo Governo à Assembleia Legislativa, que cria o cargo de “Auditor Estadual de Finanças Públicas” no quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Fazenda, mostra claramente que a proposta é inconstitucional e afronta a Súmula Vinculante 43, do STF, que veta toda modalidade de provimento de servidor em cargo que não integre a carreira para a qual prestou concurso.

De acordo com a análise, além de garantir provimento a cargo público sem a realização do devido concurso, o projeto propõe a reunião das carreiras de Contador da Fazenda Estadual e Analista da Fazenda Estadual em uma nova. A inconstitucionalidade estaria também na unificação de cargos díspares, com remunerações e atribuições completamente diferentes.

Também há inconstitucionalidade quando se observa as diferenças nos requisitos de escolaridade para ingresso nos cargos que serão extintos e na nova carreira: o PLC admite praticamente todos os profissionais de nível superior nas áreas de Humanas e Exatas.

Chama atenção ainda a questão da discrepância remuneratória entre os cargos que devem ser extintos e aqueles que pretendem ser criados.

A criação desta “nova carreira” dentro da Administração Pública estadual poderia causar danos irreparáveis ao Controle Interno, que vem sendo implementado e fortalecido a duras penas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC) desde 2019. A Auditoria Interna é uma instância de apoio à governança, ao lado de ouvidoria, conselho fiscal, comissões e comitês. É certo que haverá conflito entre as atribuições de cada um.

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação
Sair da versão mobile