Manchete

A necessidade de mudança na Legislação eleitoral

Noticiamos, confira pelo link https://www.blogdoprisco.com.br/daniel-freitas-coloca-um-pe-em-florianopolis/, que o deputado federal Daniel Freitas está se estabelecendo politicamente na região da Grande Florianópolis. Um dos principais motivos é o vácuo de representatividade na Capital dos catarinenses e seu entorno. Urge que se estabeleça o voto distrital no Brasil.  Senão o modelo puro, pelo menos o sistema misto, que já possibilitaria melhor equilíbrio regional. Neste caso, o estado seria dividido em oito regiões.

Ou seja, metade dos 16 deputados federais catarinenses seria distribuída pelo critério regional, caso no qual a Grande Florianópolis poderia contar com pelo menos um representante entre os 513 deputados.

Senão vejamos. Em Criciúma, uma cidade menor do que a Capital, embora importantíssima e estratégica, foram eleitos três parlamentares federais: Daniel Freitas (PL), reeleito, Ricardo Guidi (PSD), reeleito, e Júlia Zanatta (PL), primeiro mandato.

Com a investidura da também deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) na Secretaria de Estado da Saúde, outra criciumense, Geovania de Sá, assumiu a cadeira em Brasília.  Enquanto a maior cidade do Sul tem quatro representantes, a Grande Florianópolis não tem ninguém.

Esse quadro guarda relação direta com a reforma política, que dorme em berço esplêndido em algum escaninho do Distrito Federal.

Posts relacionados

Cresce campanha do voto útil para candidata da oposição, Vívian De Gann

Redação

Vaguinho anuncia Cristiane Maccari Uliana Fretta para a Fundação Cultural de Criciúma

Redação

Em noite festiva, Acic homenageará pessoas e organizações

Redação
Sair da versão mobile