A Páscoa de Dilma
Pesquisa do Instituto Mapa, divulgada pelo Grupo RBS na última quinta-feira, aponta que mais de três quartos da população catarinense, ou 76,8%, são favoráveis à renúncia ou ao impeachment de Dilma Rousseff. É um índice superior aos 68% que apoiam a deposição da petista aferidos pela mais recente pesquisa Datafolha no contexto nacional.
Os dados do Mapa não chegam a surpreender. Em 2014, a candidata Dilma amargou as maiores derrotas eleitorais, percentualmente falando, justamente em Santa Catarina. Tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Também não surpreende pelo fato de ela ainda estar à frente de um governo onde impera a corrupção, grassa a ineficiência e faz o país andar de marcha à ré numa velocidade nunca antes vista na história.
O levantamento do Mapa também mostra que a corrupção é a maior preocupação da população catarinense, superando Saúde e Segurança.
Defesas
Governo do Estado e prefeitura de Florianópolis divulgaram notas de conteúdo bastante semelhantes para negar qualquer irregularidade envolvendo governador e prefeito no caso Odebrecht. Mas Cesar Jr. foi além. Acusa o vazamento de ser político, para tirar o foco de Lula e Dilma e pressionar adversários.
Tucanando
Mesmo já tendo desembarcado do comando da Embratur, Vinícius Lummertz (PMDB) continua circulando com desenvoltura em Brasília. Na última quarta-feira, foi ao plenário do Senado para conversar com os senadores tucanos Paulo Bauer e Aécio Neves. São grandes as possibilidades de Lummertz trocar o Manda Brasa pelo PSDB, colocando-se como opção para a composição majoritária deste ano em Florianópolis.
Minimizando a crise
Para ajudar a compensar um corte de custos que atrapalha as eleições, no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina foram R$ 9 milhões a menos, a Assembleia Legislativa firmou nesta terça-feira um convênio para custear a contratação de 50 estagiários que trabalharão para a Justiça Eleitoral entre junho e dezembro deste ano. O acordo foi assinado pelo presidente da Alesc, Gelson Merisio, e o novo presidente do TRE, César Abreu. Serão R$ 37 mil repassados mensalmente.
Reforços
Centenas de ex-militantes do PMDB de Itajaí seguiram a professora Eliane Rebello e se filiaram ao PSD. Tudo com o aval e assinatura de fichas na presença do presidente do partido, deputado Gelson Merísio.
No topo
O prefeito de Brusque, Roberto Prudêncio Neto (PSD), conseguiu oferecer aos servidores municipais o maior reajuste salarial do Brasil. O índice de 11,36%, acima da inflação, foi aprovado por esmagadora maioria dos servidores em assembleia.
Placar
Dos 19 parlamentares de Santa Catarina, apenas dois devem votar contra o impeachment. Os petistas Décio Lima e Pedro Uczai.
Golpe
O novo ministro da Justiça está aguardando o timing certo para trocar o superintendente da Polícia Federal. É o governo fazendo de tudo para interferir nas investigações da Lava Jato.
Mês dela
A maioria dos congressistas projeta que a permanência de Dilma Rousseff na presidência não passa de maio.
Bandidão
Deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB) declarou que “o Renan (Calheiros) é o maior bandido que tem no Congresso Nacional.” Foi durante entrevista à Rádio Cidade, de Brusque, na última quinta-feira. Renan também é do PMDB. Peninha também defendeu a saída de outro correligionário, Eduardo Cunha, da presidência da Câmara.