A Previ é o maior fundo previdenciário da América Latina; deputado questiona rombo bilionário
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25), por unanimidade, um pedido do deputado federal catarinense Jorge Goetten (Republicanos) para que o presidente da Previ, João Luiz Fukunaga, preste esclarecimentos sobre o rombo de R$ 17 bilhões acumulado pela entidade em 2024.
A Previ, maior entidade fechada de previdência complementar da América Latina, administra um patrimônio de cerca de R$ 250 bilhões e tem aproximadamente 200 mil participantes. Um prejuízo dessa magnitude gerou grande preocupação entre os aposentados do Banco do Brasil, e agora é hora de entender o que realmente aconteceu.
“Desde o início, nos preocupamos com a nomeação do Sr. Fukunaga para comandar a Previ, já que sua experiência é mais ligada ao meio sindical do que à gestão de patrimônio. Agora, com esse déficit gigantesco, os participantes do fundo merecem respostas claras”, afirmou Jorge Goetten.
A audiência tem o objetivo de esclarecer as razões dessa perda bilionária. O deputado reforçou que a Comissão continuará acompanhando a situação para garantir mais transparência e responsabilidade na administração dos recursos.
Indicação sem qualificação técnica
“A indicação do Fukunaga não era acompanhada de capacitações necessárias para uma boa gestão, para a governança financeira desse fundo ou de uma outra empresa. E agora nós estamos constatando, infelizmente, isso. O TCU está fazendo seu papel. No ano passado ele não aceitou meu pedido de afastamento do Fukunaga, mas, mesmo assim, abriu uma auditoria para fiscalizar com lupa a governança da Previ”, disse Goetten à CN.
Em 2023, o deputado denunciou a nomeação de Fukunaga, apontando sua falta de qualificação técnica para administrar um dos maiores fundos de pensão do país. Ele levou o caso ao TCU, questionando a indicação política e alertando sobre os impactos negativos dessa decisão. O pedido foi arquivado na época. Agora, com o rombo bilionário confirmado, Goetten cobra providências imediatas.
A audiência tem o objetivo de esclarecer as razões dessa perda bilionária e verificar se os investimentos da Previ foram feitos com o cuidado técnico necessário para proteger o dinheiro dos beneficiários. O deputado reforçou que a Comissão continuará acompanhando a situação para garantir mais transparência e responsabilidade na administração dos recursos.
A data da audiência será definida nos próximos dias.