Manchete

A politização do Porto de Itajaí

O Porto de Itajaí tem tudo para voltar para as mãos da União. A federalização parece inevitável, considerando-se as informações que chegam de Brasília.
É só uma questão de tempo. O prazo do contrato da Autoridade Portuária Municipal expira em 1º de janeiro de 2025. Estamos falando de praticamente 30 anos de gestão no atual modelo, municipalizado. E que foi fundamental para guindar o município ao posto de maior PIB catarinense.
Em 1995, no primeiro ano da gestão de Jandir Bellini, a municipalização tornou-se realidade. Coincidentemente, ela deixará de existir no primeiro dia do mandato de Robison Coelho, que recebeu o apoio de Bellini na campanha deste ano. Na outra ponta, temos Décio Lima, o grande artífice dessa tramoia federal. Mas ele não tem se manifestado.
O petista desapareceu, sumiu, escafedeu-se. Deixou, contudo, no caminho um rastro de destruição. E foi verdadeiramente desmascarado.

Verdade aparece

Na segunda-feira, na condição de presidente do Cofem, o Conselho  das Federações Empresariais de Santa Catarina, Mário César Aguiar, também presidente da Fiesc, durante a reunião na qual estavam presentes os demais presidentes, fez uma ligação para Décio Lima.  O petista, bem ao seu estilo, tirou o corpo fora.

Pega na mentira

Não, não tenho nada a ver com isso, disse o compadre de Lula da Silva aos interlocutores empresariais. Segundo ele, isso é um assunto do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, e uma decisão do presidente da República que, aliás, está hospitalizado. Essa foi a escapada de Décio Lima.

Às claras

Só que, talvez, ele, Décio, não tivesse conhecimento de que esse mesmo ministro, Silvio Costa Filho, num encontro, semana passada, com o ainda senador Beto Martins e com Robison Coelho, prefeito eleito de Itajaí, deixou muito claro que esse assunto estava sendo pilotado por Décio Lima.

Unha e carne

E Silvio Costa sabe muito bem da ligação de Décio Lima com Lula da Silva. Então, o assunto está liquidado. As digitais de Décio Lima estão colocadas como o verdadeiro coveiro-mor do Porto de Itajaí, cidade onde o próprio Décio nasceu e onde reside hoje, depois de ter feito carreira em Blumenau, onde se elegeu vereador, duas vezes prefeito e também foi deputado federal de dois mandatos.

Conhece bem

Aliás, Décio Lima já foi superintendente do terminal. Isso quando Volnei Morastoni exercia o primeiro mandato de prefeito da cidade portuária. Morastoni era filiado ao PT. Vejam a ironia e as coincidências.

Vingança

O petista Décio agora faz todo esse movimento contra a cidade e o estado como forma de dar uma resposta não apenas ao PL, que ganhou a prefeitura, mas muito mais porque não absorveu até hoje a derrota que sofreu para Jorginho Mello.

Acachapante

O petista levou uma surra de 72% a 28% no segundo turno em outubro. E o seu padrinho, Lula da Silva, buscando o terceiro mandato, fez 30% contra 70% de Jair Bolsonaro. Ou seja, em SC eles não se criam. De jeito algum.

Politicagem

Trocando em miúdos. O PT está castigando, retaliando um estado essencialmente conservador, talvez o mais conservador do Brasil.  É, também, sem dúvida nenhuma, uma resposta, um recadaço a Jorginho Mello, que em dois anos não teve sequer uma audiência privada com o inquilino do Palácio do Planalto.

Fora dessas

Até mesmo nas reuniões ampliadas com os governadores, o catarinense foi a uma ou duas; e não recebeu Lula da Silva em Santa Catarina na sua única visita ao estado.

Pano de fundo

Então, por trás disso tudo, há um jogo político, partidário e eleitoral. O retorno do comando, do Porto Itajaí, voltará ao guarda-chuva do terminal de Santos.

Boquinhas

Será uma festa de nomeação da companheirada petista em cargos comissionados para fazer política em Santa Catarina, especialmente em Itajaí, onde o PT não elegeu sequer um vereador.
Até porque não conseguiu lançar candidato a prefeito. Indo por esse caminho, o PT acelera seu processo de extinção em Santa Catarina.

foto>Porto de Itajaí, arquivo, divulgação

Posts relacionados

FCDL/SC defende que gestão do Porto de Itajaí continue no município

Redação

Deputado Oscar Gutz Destaca Crescimento Histórico do PL em Encontro com Jair Bolsonaro

Redação

Governador Jorginho Mello recebe prefeito eleito de Rio do Sul Manoel Arisoli Pereira

Redação
Sair da versão mobile